Aposta na intervenção de proximidade continua na Amadora

A Autarquia vai celebrar um protocolo com a Associação de Intervenção Comunitária Crescer, que visa a prestação de serviços de âmbito social, nomeadamente a partir da dinamização de uma equipa técnica de rua, na freguesia de Águas Livres, vocacionada para uma intervenção de proximidade, assente numa filosofa de redução de risco e minimização de danos, junto de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo com consumo de substâncias psicoativas, com vista à melhoria das suas condições de vida e à sua inclusão social.

No diagnóstico social realizado pelas entidades que compõem o Núcleo de Planeamento e Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (NPISA) da Amadora, está sinalizado que o consumo de substâncias psicoativas é uma das principais problemáticas inerentes aos utentes acompanhados.

Neste sentido, caberá à Associação de Intervenção Comunitária Crescer, que integra o NPISA da Amadora desde junho de 2021, a criação de uma equipa técnica de rua multidisciplinar, que facilitará o estabelecimento de relações empáticas, atuando como agente de mudança. A referida equipa será dinamizada nos dias úteis da semana, 4h por dia.

NPISA da Amadora
A intervenção realizada pela Câmara Municipal da Amadora com Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA) integra-se no âmbito do Projeto Passa a Palavra, desenvolvido em parceria com a Comunidade Vida e Paz, com vista à melhoria das condições de vida e bem-estar das Pessoas em Situação de Sem Abrigo, através de projetos como a Equipa Técnica de Rua, a Unidade Móvel de Atendimento e o Espaço Aberto ao Diálogo.
Enquadra-se no NPISA da Amadora, constituído por um conjunto de parceiros cuja sinergia complementa a intervenção e cujos princípios, eixos e objetivos estão definidos na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA). Mais informação

O Protocolo foi aprovado na reunião de Câmara de 15 de dezembro, e terá a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação.