Intervenção com pessoas em situação de sem abrigo

LOGO NPISA arte final

A intervenção realizada pela Câmara Municipal da Amadora com Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA) integra-se no âmbito do Projeto Passa a Palavra, desenvolvido em parceria com a Comunidade Vida e Paz. Enquadra-se no Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo (NPISA) da Amadora, constituído por um conjunto de parceiros cuja sinergia complementa a intervenção e cujos princípios, eixos e objetivos estão definidos na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA).

A operacionalização da intervenção no município envolve 3 respostas:

Equipa Técnica de Rua – Tem como principal objetivo aproximar a equipa técnica às PSSA, através de uma primeira abordagem nos seus locais de permanência e/ou pernoita. Com esta metodologia pretende-se estabelecer um primeiro contacto, identificar as principais necessidades, informar sobre as respostas existentes no concelho e motivá-las para a adesão a atendimento e acompanhamento social.

Horário: 3ª feira das 08h00 às 10h00 | 5ª feira das 14h30 às 16h30

Unidade Móvel de Atendimento (UMA) - Trata-se de uma resposta complementar, habitualmente colocada numa localização estratégica no que concerne à afluência de Pessoas em Situação de Sem Abrigo no município. Disponibiliza um reforço alimentar, faz a distribuição de métodos contracetivos e objetiva o estabelecimento de uma relação de confiança com os utentes, motivando-os para a frequência do Espaço Aberto ao Diálogo.

Horário: 2ª e 4ª feira das 15h30 às 17h00
Local: Av. D. Carlos I, Reboleira, Águas Livres

Espaço Aberto ao Diálogo – Constitui um local privilegiado para a intervenção com este grupo da população, garantindo a satisfação de necessidades básicas, nomeadamente ao nível da higiene pessoal e da alimentação. Disponibiliza também atendimento e acompanhamento social e psicológico, serviço de lavandaria, apoio na procura de emprego, uma sala polivalente para o desenvolvimento de atividades diversas, bem como um espaço de lazer com acesso a internet.

Horário: Dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Local: Praça José Cardoso Pires, nºs 1 e 2, Casal do Silva, Falagueira Venda Nova

Em caso de sinalização de Pessoa em Situação de Sem Abrigo seguir o seguinte procedimento:

Instituições – Preencher a ficha de sinalização disponível no link abaixo e encaminhá-la à Divisão de Intervenção Social através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

População em Geral – contactar a Divisão de Intervenção Social através do 214369053, da Linha de Apoio Social gratuita 800207632 ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.