Sabia que… | A Amadora tem vários projetos dirigidos à população sénior?

O Território da Amadora tem vindo a ser marcado, nos últimos anos, por um envelhecimento gradual da sua população, confirmando uma tendência demográfica mais vasta a nível nacional e europeu.

Esta tendência reflete-se num aumento acentuado das necessidades da população sénior, nomeadamente ao nível da saúde, autonomia e respostas sociais.

Neste sentido, existem várias ações e projetos dirigidos a este grupo populacional a decorrer na cidade.

Conheça melhor dois deles:

STAPA - Serviço Teleassistência

O STAPA é um serviço disponível 24h/dia, todos os dias do ano, para munícipes.
Destina-se a pessoas com mais de 65 anos ou que se encontrem em situação de dependência temporária ou permanente.

Como funciona?
O aparelho de teleassistência é instalado gratuitamente na habitação do munícipe, partilhando linha telefónica com o telefone fixo, já existente.
Ao beneficiário, é fornecida uma pulseira ou colar com um botão de pânico, que permite acionar o serviço.
No final da sua utilização, o aparelho deverá ser devolvido à autarquia (800 207 632 - linha gratuita).

Condições do Serviço
O serviço é gratuito para utentes com valor de rendimento inferior ao IAS*.
Os restantes utentes serão integrados em escalão compatível com os seus rendimentos.
* Indexante dos Apoios Sociais

Para mais informações sobre este serviço e formas de aceder ao mesmo, consulte o folheto informativo

Oficina Multiserviços

Consiste no apoio para pequenas reparações e adaptações no domicílio dos seniores com cartão Amadora 65+, e pessoas com deficiência, residentes no município da Amadora.

Comparticipação dos utentes:
O serviço é gratuito, ficando a cargo do requerente os materiais ou equipamentos.

Clique aqui para conhecer os outros projetos e ações.