Mapa do Site

Amadora sem SIDA

 

A Amadora aderiu à iniciativa internacional Fast Track Cities – cidades na via rápida para acabar com o VIH, assumindo o compromisso de combate e prevenção do VIH e SIDA, bem como a redução do estigma e da discriminação.

Neste espaço, disponibilizamos informação sobre o VIH - Vírus da imunodeficiência humana e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, agregando conteúdos de sensibilização e promoção da saúde.

 

#Prevenção     

Prevenir o VIH depende de si.
Saiba como prevenir o VIH e outras Infeções sexualmente transmissíveis 

(Clique na imagem para consultar o folheto)

     
#Rastreio  

Fazer o teste ao VIH significa manter-se a si e aos seus parceiros saudáveis. Saiba como fazer o rasteio. 

(Clique na imagem para consultar o folheto)

     
#Tratamento  

O tratamento permite evitar a progressão da doença e ter uma vida longa e com qualidade. Aceda aqui a mais informação sobre o tratamento ao VIH. 

(Clique na imagem para consultar o folheto)

 

CAMPANHA

Faça o download dos materiais da campanha:

 Amadora sem SIDA | INICIATIVA FAST-TRACK CITIES

#Prevenção

#Rastreio

#Tratamento

 

RASTREIO - CALENDARIZAÇÃO

É possível realizar os testes rápidos de rastreio de VIH e outras ISTs na: Unidade Móvel de Rastreio da AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento e de Saúde, de forma gratuita, anónima e confidencial, que está disponível diariamente em vários locais da Amadora

Poderá realizar o teste rápido na sua Unidade de Saúde do ACES Amadora – consulte a sua Unidade de saúde.

Consulte aqui a calendarização para o mês de abril de 2024

ESTRATÉGIA

O município da Amadora aderiu em 2018 à iniciativa internacional Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com o VIH através da assinatura da Declaração de Paris. Em 2021, renovou o compromisso de combate e prevenção do VIH/SIDA e tuberculose, bem como a redução do estigma e da discriminação na Amadora.

Metas até 2030 na Amadora:
• 95% das pessoas que vivem com a infeção VIH diagnosticadas
• 95% dessas pessoas em tratamento
• 95% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável

Com o objetivo de acelerar a resposta ao VIH na Amadora e atingir as metas 95-95-95 foi elaborado o Plano Local para a Intervenção na área do VIH e SIDA na Amadora 2019-2025, resultante do trabalho colaborativo do consórcio.
Fazem parte do consórcio a Autarquia, a AJPAS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ACES Amadora e Eq. Tratamento Amadora), o Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, a Direção Geral de Saúde, o Inst. Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, IP e a Ass. Nacional de Farmácias.

Consulte aqui o Plano Estratégico