O projeto ‘Conversas na Rua’ celebra este ano 10 anos de Arte Urbana na cidade da Amadora e decorreu entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro.
A iniciativa do Município, inserida na programação do Amadora em Festa, promove, desde 2015, a arte urbana pública na cidade, através de um conjunto de intervenções urbanas, provenientes de diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente: a pintura, o muralismo, a ilustração ou o graffiti. Até à data, contam-se já 62 intervenções artísticas sob a alçada deste projeto.
Esta iniciativa tem como principal objetivo promover a atividade cultural, artística e social da Amadora e tornar a cidade num polo atrativo, reconhecido e com potencial de crescimento no que diz respeito à arte urbana. Esta edição está inserida na programação do Amadora em Festa e nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, pelo que, incidirá, em termos temáticos, nos valores de Abril, nomeadamente a Liberdade e a Igualdade, e terá como artistas convidados Odeith, embaixador local do projeto, o coletivo Thunders Crew, liderado por Gonçalo Mar, Daniel Eime e Mura (artista brasileira, residente em Portugal).
Os artistas e os locais selecionados para a 10.ª edição do projeto Conversas na Rua foram:
- Odeith | Empena na Av. Dr. Fernando Piteira Santos (Moinhos da Funcheira – freguesia da Mina d’Água);
- Daniel Eime | Empena na Rua Joaquim Tim-Tim Sítima (Brandoa, freguesia da Encosta do Sol);
- Thunders Crew | Muro localizado no Parque da Matinha da Venda-Nova (freguesia da Falagueira-Venda-Nova);
- Mura | Empena localizada na Rua Marechal António de Spínola (Bairro do Casal da Boba, freguesia da Mina d’Água).
As pinturas murais que têm vindo a ser criadas ao longo dos anos no município estão reunidas no site do município - Mapa da Arte Urbana da Amadora
Acompanhe este projeto nas redes sociais:
Esta iniciativa está integrada no programa das comemorações do 45.º Aniversário do município da Amadora.
Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)