Unidade Móvel do Programa Troca de Seringas

Este programa, implementado no município da Amadora desde 2002, está desde abril de 2022 a ser dinamizado através de uma equipa de rua constituída por técnicos da VITAE – Associação Solidariedade e Desenvolvimento Internacional e da Associação Ares do Pinhal.
A Unidade Móvel afeta ao Programa Troca de Seringas “Diz não a uma seringa em Segunda Mão” está, a partir do mês de agosto 2022, nos seguinte locais:

- Bairro Santa Filomena (Rua Humberto Delgado) – 2.ª a 6.ª feira - das 10h30 às 12h30
- Cova da Moura (entrada junto ao Polidesportivo) – 2.ª a 6.ª feira - das 14h30 às 18h30

As principais atividades da equipa de rua são a Redução de Riscos e Minimização de Danos, através da educação para a saúde e aconselhamento, troca de seringas, distribuição de prata e recolha de material de consumo da via pública.
O Programa Troca de Seringas “Diz não a uma seringa em Segunda Mão” contribui para que os utilizadores de drogas acedam a programas de tratamento da dependência, a programas de redução de riscos e minimização de danos, numa estratégia que facilita a adoção de comportamentos preventivos, sendo um dos objetivos prioritários do Programa Nacional para as infeções sexualmente transmissíveis e infeção pelo VIH.
Tem por missão promover a saúde pública e individual, contribuindo para o alcance das metas do Plano Estratégico FTC Amadora 2019-2025, reduzindo o número de novas infeções por VIH.

A Câmara Municipal da Amadora tem envidado esforços de forma a contribuir para o alcance destas metas, em conjunto com uma rede alargada de parceiros, nomeadamente através de um consórcio constituído pela AJPAS; Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ACES Amadora e Equipa de Tratamento na Amadora); Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca; Direção Geral de Saúde; Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge IP. e Associação Nacional de Farmácias.

Em 2018, o município da Amadora assinou a Declaração de Paris, posicionando-se como “Cidade na via rápida para acabar com a epidemia VIH”, assumindo o compromisso de investir em respostas de prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento e retenção nos cuidados de saúde das pessoas que vivem com VIH.
A 03 de dezembro de 2021, a autarquia assinou a Declaração Conjunta “Cidades na Via Rápida para Eliminar o VIH” versão 4.0/2021, assumindo o compromisso de atingir novas metas onde o combate e a prevenção do VIH/SIDA são prioritários na Amadora.