Mapa do Site

Adira à Recolha de Biorresíduos e seja amigo do Ambiente!

 

A Câmara Municipal da Amadora estabeleceu, desde o início do ano 2024, um sistema de recolha de biorresíduos, financiado pelo Fundo Ambiental.
 
O município já tinha implementada, desde abril de 2005, e em articulação com a Valorsul, a recolha seletiva de biorresíduos no setor não doméstico (restaurantes, escolas, cantinas, mercados, frutarias, etc.), através do Programa “+ Valor”.
 
Em 2023, a autarquia avançou com o projeto “Dar valor ao que é bio”, dando continuidade à recolha seletiva de biorresíduos, alargando-a ao setor doméstico, em consonância com a obrigação legal estabelecida para os municípios.

O projeto consiste num sistema de recolha seletiva de biorresíduos domésticos, com recurso a contentores de 240l, alojados no interior de abrigos metálicos com fechadura eletrónica e de acesso condicionado, localizados na via pública, e de contentores de 7l distribuídos pelos alojamentos aderentes. Estes contentores servem para a deposição dos resíduos alimentares domésticos e para os transportar até aos contentores da via pública. A opção por equipamentos de acesso condicionado teve como objetivo evitar deposições indevidas e elevados níveis de contaminação. Para o efeito, foi entregue um cartão RFID por cada alojamento participante no projeto. Todos os abrigos metálicos foram instalados junto a contentores para resíduos indiferenciados (molok’s) e/ou ecopontos, de forma a concentrar os pontos de deposição das várias fileiras de resíduos e assim maximizar a participação dos munícipes e a eficiência do processo de triagem.
O projeto “Dar valor ao que é bio” tem vindo a ser progressivamente implementado no território. 
 
 
Atualmente, este projeto está implementado em 3 das 6 freguesias do Concelho da Amadora:
 
- Urbanização da Serra das Brancas e Urbanização Vila Chã, na freguesia de Mina de Água;
- Bairro do Borel e Urbanização das Casas do Lago, na freguesia da Venteira;
- Bairro do Alto do Moinho e Alfragide Sul, freguesia de Alfragide.
 
Os biorresíduos recolhidos são encaminhados para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, situada na Amadora, onde são transformados em adubo natural e energia elétrica.

A recolha seletiva de biorresíduos será alargada faseadamente a todo o Concelho até 2030.
 
 

Se é residente numa destas zonas do município da Amadora, adira a este projeto e contribua para melhorar a saúde do Planeta!

Consulte aqui o folheto informativo.

Mais informações
Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos
Rua Luís Gomes, 5 B - Mina de Água, 2700-529 Amadora
Telefone: 214 369 040
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
 11 cidades e comunidades sustentaveis  12 producao e consumo sustentaveis  13 acao climatica