Autarquia da Amadora investe cerca de 2,8 milhões de euros na revitalização do edificado privado

A Câmara Municipal da Amadora continua a promover a reabilitação urbana no seu território, prosseguindo a sua estratégia de valorização do edificado, apoiando financeiramente os proprietários de edifícios particulares na reabilitação de espaços comuns, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações, apostando na eficiência energética e na eliminação de barreiras arquitetónicas.

Na última reunião de câmara, realizada a 6 de abril de 2022, foram aprovadas mais 30 candidaturas aos programas municipais de reabilitação urbana: Reabilita+, Reabilita Plus, Reabilita Eco e Reabilita Vertical.

Em 2021, a autarquia apoiou a reabilitação de um prédio a cada dois dias, ao abrigo destes programas, o que revela a enorme adesão por parte dos munícipes, tendo em conta que todos os anos o número de candidaturas supera o valor do ano anterior.

Desde a criação do primeiro programa, em 2013, até agora, a Câmara Municipal da Amadora já apoiou 714 candidaturas, num investimento municipal de cerca de dois milhões e oitocentos mil euros.

A autarquia prossegue assim a sua Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana, com vista à revitalização urbana e social, promovendo o desenvolvimento económico do concelho e a sua sustentabilidade ambiental.

Reabilita + | Programa Municipal de Apoio à Realização de Obras
Este programa existe desde 2013 e visa apoiar a realização de obras de recuperação ou beneficiação nas partes comuns ou de uso comum de edifícios de particulares. Assume a forma de subsídio não reembolsável. É calculada uma comparticipação base que ascende a 30% do valor das obras, e a comparticipação tem um teto máximo no valor de 15.000€.

Reabilita PLUS | Programa Municipal de Apoio à Realização de Obras - Venda Nova e Damaia de Baixo
Este programa existe desde 2017 e visa apoiar a realização de obras de recuperação ou beneficiação de partes comuns ou de uso comum de edifícios particulares de habitação em áreas específicas da Venda Nova e da Damaia de Baixo. Assume a forma de subsídio não reembolsável. É calculada uma comparticipação base que ascende a 50% do valor das obras, e a comparticipação tem um teto máximo no valor de 25.000€.

Reabilita Eco | Programa Municipal de Apoio à Eficiência Energética
Trata-se de um novo programa criado em 2021 que visa apoiar a introdução de soluções técnicas com vista ao aumento do conforto térmico e da eficiência energética das partes comuns ou de uso comum dos edifícios de habitação de particulares, promovendo assim a satisfação e o bem-estar dos cidadãos. Assume a forma de subsídio não reembolsável. É calculada uma comparticipação base que ascende a 30% do valor das obras, e a comparticipação tem um teto máximo no valor de 15.000€.

Reabilita Vertical | Programa Municipal de Apoio à Acessibilidade Vertical
Trata-se de um novo programa criado em 2021 que visa a melhoria das acessibilidades e a mobilidade dos cidadãos no acesso às suas habitações. Apoia a introdução de soluções para o melhoramento das acessibilidades verticais para uso comum, através da instalação ou adaptação de elevadores, rampas de acesso ou outros sistemas de idêntica natureza, com vista à eliminação de barreiras arquitetónicas nos acessos às partes comuns dos edifícios de habitação de particulares. É calculada uma comparticipação base que ascende a 30% do valor das obras, e a comparticipação tem um teto máximo no valor de 15.000€.