Pavilhão Desportivo Municipal Nuno Delgado foi inaugurado na Amadora

Foi ontem, dia 29 de junho, inaugurado o novo Pavilhão Desportivo Escolar Municipal Nuno Delgado, localizado na Escola Básica 2/3 Almeida Garrett, em Alfragide, iniciativa que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Trata-se de um investimento municipal de cerca de 2 milhões de euros, que vem completar a rede de pavilhões escolares da Amadora, com todas as escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias a ficarem dotadas com este equipamento desportivo.

Ao atribuir a este pavilhão o nome de Nuno Delgado, a autarquia presta a devida homenagem a um amigo da cidade da Amadora, grande judoca português, vencedor da medalha de bronze nos jogos Olímpicos Sydney'2000 e fundador da Escola de Judo Nuno Delgado (EJND), a maior escola de judo do país, e que tem contribuído para a promoção desta modalidade desportiva no concelho.

"Este sonho dominou o pensamento dos nossos alunos e professores, que se sentem agora recompensados pelo esforço de tantos anos. Valeu a pena lutar por ele", referiu o professor Augusto Viola, Diretor do Agrupamento de Vertical Almeida Garrett.

O homenageado, Nuno Delgado, recordou o início da sua ligação à Amadora, em 2008, quando nesta cidade lançou a semente da sua ideia de querer "Formar e treinar campeões para a vida". Agradecendo o tributo, o atleta diz-se orgulhoso pelo facto de ser um parceiro da Amadora na Educação, reiterando que "a escola foi feita para treinar campeões para a vida". E, dirigindo-se aos alunos presentes, sublinhou: "Está nas vossas mãos o poder de mudar o mundo".

Durante a cerimónia, Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, referiu ser "uma honra para a cidade e sua comunidade educativa poder ter o nome de Nuno delgado associado a este pavilhão desportivo". Agradecendo o empenho de todos os parceiros envolvidos neste projeto, a autarca afirma que "cumprimos um objetivo que nos faltava", destacando que, "a área da educação é gratificante e apaixonante" pois a "escola é o parceiro por excelência no desenvolvimento de políticas públicas", ressalvando que "nunca estivemos sozinhos neste caminho da defesa da escola pública."

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, relembrou o mérito do atleta Nuno Delgado e a sua ligação "umbilical" ao concelho, dizendo ainda saber "a enorme falta que este pavilhão fazia". Quis ainda homenagear e valorizar todo o esforço e empenho da comunidade educativa nestes tempos difíceis, reconhecendo "o trabalho que a cidade da Amadora tem feito pela Educação". "É isto que acontece neste concelho. Projetos pedagógicos que fazem a diferença.", rematou.

Veja a galeria de imagens!