Inauguração das novas instalações do Espaço Aberto ao Diálogo

Foram inauguradas hoje, 17 de junho, as novas instalações do Espaço Aberto ao Diálogo (EAD), com um maior potencial de resposta às necessidades diagnosticadas junto das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA).
Esta iniciativa contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A intervenção, realizada pela Câmara Municipal da Amadora, está integrada no âmbito do Projeto Passa a Palavra, desenvolvido em parceria com a Comunidade Vida e Paz desde 2017, entidade especializada nesta problemática, e que desde então tem garantido a intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigo da Amadora, assente em três respostas: Equipas Técnicas de Rua, Unidade Móvel de Atendimento e EAD.
Enquadra-se no Núcleo de Planeamento e Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (NPISA) da Amadora, constituído por um conjunto de parceiros cuja sinergia complementa a intervenção e cujos princípios, eixos e objetivos estão definidos na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017/23.

“Aprendemos imenso nos últimos meses em termos de mobilização total”, enfatizou a Ministra Ana Mendes Godinho durante a inauguração. Referiu ainda esperar que “esta nova forma de trabalhar, mais próxima e de aproximação” se mantenha, já que desconstruiu muitas burocracias.
Frisou ainda a importância do EAD, exemplo de uma “micro estratégia local” que representa a mobilização de meios e a missão de serviço à comunidade e a quem mais precisa.
“Desejo que este espaço seja de renascimento para quem aqui entrar”, concluiu a governante.

Para Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, “este é um dia importante. É deste conjunto de sinergias e trabalho em rede que conseguimos superar os desafios, para fazermos, todos em conjunto, mais e melhor”, destacou.
A autarca realçou ainda o “inestimável contributo da Comunidade Vida e Paz na nossa cidade”, bem como o trabalho das diversas equipas técnicas que colaboram com o município.
O EAD agora inaugurado congrega o apoio social, o espaço, o tempo e as condições físicas para os que dele precisam. O desafio é “servir o melhor possível quem precisa de nós”, defendeu Carla Tavares.

Presente na sessão esteve ainda Horácio Félix, Presidente da Comunidade Vida e Paz, que salientou a importância das parcerias entre o serviço público e as instituições, que permitem “sermos mais ágeis e estarmos mais próximos das pessoas”, esclareceu o dirigente.

O novo Espaço Aberto ao Diálogo
O novo EAD, com cerca de 380 m2, funcionará de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 17h00 e manterá as respostas de alimentação, higiene e atendimento, em moldes diferentes.
A alimentação disponibilizada será uma refeição completa, passando a haver a possibilidade de os utentes almoçarem no refeitório do espaço. Foram criados 2 balneários, para que homens e mulheres possam fazer a sua higiene em espaços diferentes.
Além do atendimento social, será disponibilizado atendimento de psicologia, passando o espaço a contar com a presença de um psicólogo a tempo inteiro.
Será ainda disponibilizado serviço de lavandaria, de apoio na procura de emprego, uma sala polivalente para o desenvolvimento de atividades diversas, espaço de acesso a internet, palestras temáticas, dinâmicas motivacionais de grupo e sala de reuniões para o grupo operacional do NPISA Amadora, sendo que este espaço será também a sede deste Núcleo.

Atualmente, a frequência semanal é de cerca de 30 utentes, sendo que com as novas atividades e dinâmicas a disponibilizar nas novas instalações do EAD objetiva-se um aumento da adesão das PSSA, com vista a um acompanhamento mais próximo e completo deste grupo da população.

Cronologia da Intervenção junto das PSSA na Amadora
A intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA) no Município da Amadora iniciou-se em 2000, por via de projetos de combate ao fenómeno da toxicodependência.
Em 2009, foi criado o NPISA, encontrando-se desde então estruturado no Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social.
Em 2018, é criado um grupo operacional deste NPISA da Amadora, considerando a necessidade de analisar e debater os processos em acompanhamento. Fazem parte deste grupo operacional a Autarquia, a Comunidade Vida e Paz, o Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, a Equipa de Tratamento da Amadora (SICAD), o Instituto de Segurança Social - Setor Amadora e a AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde. Este conjunto de parceiros é responsável pela intervenção, tendo a mesma por base os princípios, eixos e objetivos definidos na ENIPSSA 2017/23.

Espaço Aberto ao Diálogo
Praça José Cardoso Pires, nºs 1 e 2 - Casal do Silva, Falagueira-Venda Nova