Mapa do Site

Centro de Bem-Estar Animal ampliado e modernizado

Centro de Bem-Estar Animal ampliado e modernizado
A Câmara Municipal da Amadora está a proceder à requalificação, ampliação e modernização do Centro de Bem-Estar Animal da Amadora (CROAMA).

Com um investimento superior a 300 mil euros, os trabalhos iniciaram-se em dezembro último e terão a duração de aproximadamente 4 meses.

Com este investimento, será aumentada a área útil de intervenção em mais de 300 m2, respondendo a uma necessidade de atualização deste equipamento municipal, modernizando-o e adequando-o às novas exigências legislativas e sociais. Procurou-se ainda a dignificação da recolha e acolhimento da população animal, otimizando o espaço e a intervenção dos profissionais que aí prestam a sua atividade.
 
A intervenção consiste na construção de raiz de 5 novos edifícios, com a seguinte descrição:

Edifício A – Sala de preparação de alimentos, com uma área de 27,67 m2;
Edifício B – Sala de observação de felídeos, com uma área de 35,23 m2;
Edifício C – Canil (12 células) em duplicado (totalizando 24 células), com uma área de 206,86 m2. Com esta intervenção, consegue-se aumentar a capacidade de estadia atual de 64 para 112 animais.
Edifício D – Sala de banho e tosquia, sala de observação de canídeos e armazém, com uma área de 118,83 m2.
 
Sobre o CROAMA

O CROAMA – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora, foi edificado ao longo do ano 2006 e obteve a licença (PT 05 003 CGM) da Direção Geral de Veterinária no dia 21 de fevereiro de 2008, tendo sido o primeiro Centro de Recolha Oficial licenciado na Área Metropolitana de Lisboa.

Trata-se de um complexo composto por várias valências, entre as quais: canil, gatil e estábulos. Dispõe de uma área social, sala de triagem, posto de vacinação, armazém, lavandaria, cozinha e balneários.

O CROAMA dispõe de um veículo de recolha de animais abandonados que cumpre todas as normas de bem-estar animal e está contemplado com ar condicionado no recetáculo de transporte, proporcionando mais conforto aos animais transportados.