Amadora investe 6 milhões de euros em requalificação de escolas

A Câmara Municipal da Amadora investe cerca de 6 milhões de euros na requalificação e modernização do seu parque escolar, criando melhores condições para toda a comunidade escolar e melhorando o desempenho energético nas escolas.

Empenhada num processo de mudança em prol da sustentabilidade ambiental, o Município da Amadora tem investido na redução dos consumos energéticos nos edifícios municipais maiores consumidores, designadamente equipamentos educativos.

Os trabalhos a realizar contemplam as seguintes medidas: substituição da iluminação existente, do tipo fluorescentes tubulares, por soluções LED mais eficientes; instalação de sistema solar térmico; instalação de sistema solar fotovoltaico; instalação de um sistema de monitorização do consumo de energia; substituição de vãos envidraçados existentes por soluções mais eficientes.

No âmbito deste investimento inserem-se ainda as obras de requalificação e modernização das instalações na Escola Básica de Alfornelos, resultantes da assinatura de um Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação.

Este conjunto de projetos inscreve-se nos grandes objetivos e linhas estratégicas da atuação municipal e estão enquadrados no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT-AML), celebrado no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, e relativamente à qual o Município da Amadora se comprometeu a utilizar os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

Este é um contributo para o alcance dos objetivos e metas a nível municipal, mas também ao nível da “Estratégia Europa 2020”, na dimensão “Clima e Energia”, nomeadamente para o aumento da eficiência energética em 20%, para a redução das emissões de gases com efeito estufa em 20% e para o aumento em 20% da parte das energias renováveis no consumo final.

lx2020 logo 600