“Operação Festas Seguras 2017” apresentada na Amadora

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve na Amadora no dia 19 de dezembro, no âmbito da apresentação da “Operação Festas Seguras 2017”.

A Escola Fixa de Trânsito acolheu esta sessão, onde foi apresentada a Campanha de Natal e Ano Novo da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), bem como os dispositivos de prevenção e fiscalização das Forças de Segurança que visam garantir, neste período, o reforço da segurança nas estradas portuguesas.

Durante a apresentação, a GNR – através do Major Paulo Gomes, Chefe da Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária, da Direção de Operações do Comando Operacional da GNR – e a PSP – com a presença da Comissária Sónia Pestana, do Departamento de Operações da Direção Nacional da PSP, apresentaram aos presentes a “Operação Festas Seguras 2017”, que arrancou a 19 de dezembro, em todo o país.

Jorge Jacob, Presidente da ANSR realçou a importância desta operação, acrescentando que entre 2010 e 2015, Portugal foi o país que no contexto europeu, registou uma maior redução da sinistralidade na estrada.

“No lançamento destas operações, as Autarquias têm a obrigação de terem um papel ativo e proativo, em conjunto com as forças de segurança”, foi a opinião expressa por Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora.
Sublinhando a importância da sensibilização e da prevenção rodoviárias, a autarca destacou ainda o projeto Escola Segura, com os “Patrulheiros das Escolas”, que consiste na colocação, numa passadeira previamente selecionada junto às escolas da Amadora, de uma pessoa credenciada e devidamente equipada, cuja função é garantir o atravessamento, em segurança, dos alunos.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, encerrou a sessão, frisando que globalmente, Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo, “e isso estende-se à segurança rodoviária”.
A dimensão de proximidade das Autarquias Locais tem de ser aumentada, destacou o governante, salientando que é fundamental que a evolução que o país tem feito neste domínio seja consolidada e reafirmada.

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de ver em primeira mão os filmes da campanha de segurança rodoviária.
Seguiu-se uma visita à Escola Fixa de Trânsito, para acompanhar as atividades de alguns alunos do concelho da Amadora e uma ação de sensibilização de crianças com elementos da PSP junto dos condutores.