Encontro metropolitano mostra trabalho em prol das comunidades desfavorecidas

No âmbito da realização do primeiro encontro “Comunidades em Ação - Operações integradas metropolitanas”, inserido no plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa, realizou-se, no dia 29 de setembro, uma visita ao município da Amadora. A presidente da Câmara Municipal da Amadora e também presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, acompanhada por outros eleitos e técnicos municipais, visitou a Operação Integrada Local que está em curso na freguesia da Encosta do Sol, nomeadamente a obra de requalificação do pavilhão da EB 2,3 de Alfornelos, a Academia STEAM com abordagens pedagógicas inovadoras (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática) que está a ser instalada na Escola Secundária Fernando Namora, bem como tomou contacto com o projeto de dança Pulo, que está a ser implementado nesta escola, pela Associação Quórum Cultural.

Este plano dará respostas em sete eixos de intervenção, onde se concentram diversas vulnerabilidades sociais e económicas: ambiente e valorização do espaço público, cultura e criatividade, educação, cidadania e empoderamento das comunidades, emprego e economia local, saúde e dinamização social.

Para a implementação das diversas ações na cidade, o município da Amadora conta com a colaboração das seguintes entidades: Amadora Inovation, E. M. Unipessoal, AJPAS - Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social, Crescer – Associação de Intervenção Comunitária, AQK - Associação Quórum Cultural, ATD - Associação para a Transformação Digital, IPPS – IUL Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e a Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

Esta iniciativa teve por objetivo mostrar o trabalho de inclusão social e de capacidade transformadora das comunidades locais que está a ser desenvolvido nos municípios da Amadora, Lisboa e Odivelas.

Tratou-se do primeiro de seis encontros bianuais, que decorrerão até ao último trimestre de 2025, e que abrangerão o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

O plano, que conta com um financiamento total de 121,5 milhões de euros por parte do Plano de Recuperação e Resiliência, será aplicado em 31 operações locais, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, até dezembro de 2025.

17 parcerias implem objetivos