OP Amadora traduz política de aproximação aos cidadãos

Investimento de mais de 5 milhões de euros

Decorreu a 19 de setembro, na Casa Roque Gameiro, a Cerimónia de entrega dos diplomas aos proponentes das propostas vencedoras do Orçamento Participativo 2024 da Amadora, iniciativa que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.

Desde o início do Orçamento Participativo (OP) da Amadora, em 2010, foram apresentadas 1110 propostas, das quais 129 propostas vencedoras, representando um investimento de 5 milhões e 500 mil euros (a 31 junho 2023).

O OP Amadora dá continuidade à política de aproximação aos cidadãos que tem vindo a ser prosseguida pela Câmara Municipal da Amadora.
Este instrumento da democracia participativa, universal e direto, permite aos cidadãos participarem na discussão das políticas públicas locais, através da apresentação e votação de propostas.
Aos cidadãos é facultada a capacidade de contribuírem para que as políticas públicas locais abranjam as necessidades mais prementes das populações, mas também os leva a assumir a sua quota-parte de responsabilidade nas decisões tomadas.
Atualmente, o OP Amadora é temático, colocando o enfoque em áreas pertinentes para a vida da cidade, e incentivando os cidadãos a refletirem sobre um tema específico e a identificarem necessidades, problemas, desafios e oportunidades existentes e, nesse âmbito, apresentarem as suas ideias para o desenvolvimento do município.

Esta edição do OP – a 14.ª – teve como tema a “Intervenção no Espaço Público”, baseado num dos objetivos estratégicos definidos pela Câmara Municipal: o reforço da coesão territorial, que pretende dar continuidade ao investimento na regeneração e qualificação urbana e, assim, melhorar a qualidade de vida e elevar a imagem do Município junto daqueles que nele residem e/ou se relacionam, mas também atrair novos públicos à cidade.
A “Intervenção no Espaço Público” é, igualmente, um tema que vai ao encontro de uma tendência verificada ao longo das edições do OP Amadora, em que as propostas apresentadas têm demonstrado uma preocupação pela intervenção de proximidade no sentido da melhoria da apropriação do espaço público pelos cidadãos.

O OP 2024 contou com 71 propostas apresentadas, 18 a votação e 5 propostas vencedoras, que integrarão as Grandes Opções do Plano 2024 / Anos Seguintes, estando a sua execução prevista para os anos de 2024 e 2025:
- Proposta 19 | Projeto – Instalação de luminárias híbridas com aerogerador e painel solar no Parque Urbano do Moinho do Guizo
- Proposta 17 | Projeto – Transformar o Parque das Artes e do Desporto no Monsanto da Amadora
- Proposta 51 | Projeto – Criação de aplicação para gestão de ocorrências na via pública
- Proposta 65 | Projeto – Requalificação de parque infantil no Parque dos Capitães de Abril
- Proposta 20 | Projeto – Criação de área naturalizada dotada de mobiliário e estacionamento, junto à Rua Amílcar Cabral
O valor de investimento previsto é de 545.000€ (face aos resultados da votação, a Câmara Municipal da Amadora decidiu ajustar o valor do orçamento inicial, de 500.000€e aumentá-lo para 545.000€, por forma a acolher as 5 propostas mais votadas e não apenas as 4 que, em conjunto, correspondiam a um investimento de valor inferior ao montante máximo atribuído nesta edição do OP Amadora)

Mais informações: http://op.cm-amadora.pt

11 cidades e comunidades sustentaveis  11 cidades e comunidades sustentaveis