Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito

A Câmara Municipal da Amadora assinou, no dia 30 de dezembro de 2021, o Acordo de Colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito.

Este Acordo vem permitir financiar a execução das medidas definidas na Estratégia Local de Habitação da Amadora - 1.º Direito 2021-2026 (ELHA), no montante de mais de 67 milhões de euros, abrangendo 2076 agregados e 6295 pessoas, e que marca o início de uma nova geração de políticas de habitação na cidade.

A ELHA é um documento estratégico da política pública habitacional que permite conhecer a dinâmica demográfica do parque habitacional da cidade, possibilitando a diversificação de soluções habitacionais dirigidas a diferentes segmentos de população, em função dos problemas e carências diagnosticados.

A Estratégia Local de Habitação da Amadora - 1.º Direito assenta num conjunto de medidas que consistem na construção de fogos destinados a realojamento, reabilitação de fogos devolutos e do edificado do parque habitacional municipal, implementação de programas de apoio à renda no mercado privado e na aquisição de habitações devolutas no mercado.

A cerimónia, realizada online, contou com as presenças da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, em representação do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, a Presidente do Conselho Diretivo, Isabel Dias, e a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.

Endereço:

Av. 11 de Setembro de 1979, 36 - 2700-624 Amadora