Mapa do Site

Amadora assinalou Dia Internacional do Voluntariado e homenageou voluntários

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, instituído em 1985 pela ONU a 5 de dezembro, a autarquia da Amadora promoveu um conjunto de iniciativas, durante os dias 4 e 5 de dezembro, que pretenderam promover e incentivar a prática do voluntariado, estimular a participação e solidariedade entre as pessoas e a comunidade e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos/as voluntários/as e pelas organizações promotoras de voluntariado da Amadora.

Entre as iniciativas realizadas, no âmbito do Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora, destaque para a inauguração da exposição "O mundo muda a cada gesto teu - Voluntariado na Amadora", no dia 5 de dezembro, na Galeria dos Paços do Concelho, que tem patente, até 26 de dezembro, fotografias dos voluntários/as em ações desenvolvidas no município, e para a Cerimónia de Distinção dos Voluntários/as e organizações promotoras de voluntariado, que se realizou no mesmo dia, nos Recreios da Amadora.
 

Este ano, a Autarquia da Amadora assinala os quinze anos da existência do Banco Local de Voluntariado da Amadora, criado em 2008, com o propósito da promoção da cidadania ativa e do desenvolvimento sustentável do território.
A missão do Banco Local de Voluntariado da Amadora é propiciar o encontro entre pessoas com disponibilidade e entidades que integrem e coordenem o seu trabalho. Tem como objetivo central a dinamização de ações de sensibilização, valorização e qualificação de voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado, e destina-se a todos os indivíduos que, de forma desinteressada e responsável, trabalhem voluntariamente no âmbito de uma organização promotora.
Atualmente, o município conta com 265 voluntários/as (197 regulares e 68 pontuais) e 24 organizações promotoras de voluntariado, com projetos ativos.


Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
 
11 cidades e comunidades sustentaveis