Amadora recebe Selo “Comunidades Pró- Envelhecimento” 2022-2024

O Município da Amadora foi premiado com o Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento” 2022/2024, uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos, que reconhece e distingue as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

A cerimónia de entrega dos selos decorreu em Évora, no passado dia 14 de abril.

À semelhança do Prémio anterior (2020-2022), a candidatura incluiu o trabalho desenvolvido no âmbito do Plano Local para o Envelhecimento Sustentável 2018-2025 (PEES), tendo como base a parceria com as Juntas de Freguesia do município.

O Plano Local para o Envelhecimento Sustentável 2018-2025 (PEES) decorre da reflexão aprofundada sobre as políticas desenvolvidas na Amadora, no domínio do envelhecimento, por um conjunto diversificado de parceiros sociais (50 entidades envolvidas). Pretende, fundamentalmente, encontrar respostas e definir objetivos estratégicos de intervenção no apoio à população sénior da Amadora.

É constituído por 4 eixos de intervenção:
- Cuidados Básicos, subsistência e suporte à vida;
- Inclusão na comunidade;
- Participação socioeconómica e cívica, aprendizagem ao longo da vida e fruição cultural;
- Qualificação das organizações e Responsabilidade Social.