URBACT Infoday Portugal 2023 debateu o desenvolvimento urbano sustentável

No passado dia 2 de fevereiro, decorreu, no Auditório dos Recreios da Amadora, o URBACT Infoday Portugal 2023, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Território (DGT), através do Ponto URBACT Nacional, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora.
Esta iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da autarquia, Vitor Ferreira, e da Subdiretora-Geral do Território, Ana Seixas, entre outros.

O Infoday foi dedicado ao concurso para Redes de Planeamento de Ação, lançado no dia 9 de janeiro e aberto até ao dia 31 de março, para apresentação de candidaturas de redes constituídas por 8 a 10 cidades europeias - municípios, empresas municipais, entidades intermunicipais ou regionais – de diferentes países europeus.
Cada rede deverá apresentar-se associada a um desafio ou tema urbano comum que seja relevante para o conjunto de cidades parceiras. Valoriza-se o alinhamento temático com três prioridades europeias transversais: transição digital, transição verde e inclusão na perspetiva do género.
Este é o primeiro concurso no âmbito do URBACT IV, programa europeu que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável e que conta com uma dotação de cerca de 80 milhões de euros de fundos europeus para o período 2021-2027.
São convidadas a participar todas as partes interessadas, em particular autoridades locais, municípios, entidades intermunicipais ou regionais e entidades especializadas em desenvolvimento.

Sobre o programa URBACT
O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
Este Programa financia a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais face à complexidade crescente das mudanças societais.
O Programa é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A Direção Geral do Território (DGT) é a Autoridade Nacional de Gestão do mesmo.
O primeiro convite do presente ano para a apresentação de propostas URBACT IV para Redes de Planeamento de Ação está aberto até 31 de março de 2023.
O convite destina-se principalmente às cidades que pretendam trabalhar com outras cidades europeias para desenvolver e implementar Planos de Ação Integrados para responder aos seus desafios locais.

Mais informações: https://urbact.eu/portugal