Decorreu ontem, dia 30 de outubro, no Parque da Liberdade – Pavilhão do Amadora BD, a cerimónia de homenagem aos melhores alunos da Amadora.
Este ano, além do reconhecimento dos melhores alunos do ensino secundário, nos cursos cientifico-humanísticos ou profissionais, no ano letivo 2024/2025, de cada uma das escolas públicas e privadas do Município, foram ainda homenageados os estudantes do ensino superior, bolseiros do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito (PABEM), que concluíram a licenciatura no ano letivo 2024/2025.
Na abertura da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vítor Ferreira, fez questão de nomear todos os melhores alunos do concelho.
Ana Carolina Jorge; Ana Rita Chumbo; Daniela Porfírio; Oskar Morozov, Sofia Oliveira; Soraia Cavaco; Tiago Miranda e Maria Custódio Afonso, foram os alunos que no ano letivo 2024/2025 terminaram a sua licenciatura, com Bolsa atribuída pela autarquia.
Ariana Cunha; Gabriela Crespo; Guilherme Lourenço; Leonor Inácio; Maria Leonor Palma; Mariana Garrido; Matilde Matanço e Sheila Manuel, foram os melhores alunos do ano letivo anterior das escolas do ensino secundário e receberam um computador portátil oferecido pelos SIMAS Oeiras e Amadora.
Vítor Ferreira destacou a importância deste reconhecimento, ressalvando que “as bolsas de estudo que hoje celebramos, não são apenas um apoio financeiro. São muito mais do que isso. São a ponte entre o sonho e a concretização. São o reconhecimento de que nenhum jovem com talento e vontade de aprender deve ver os seus objetivos limitados por dificuldades económicas. São a afirmação de que investir na educação é investir no futuro coletivo desta que é a nossa comunidade”.
Acrescentou ainda que “este ano, demos um passo importante no reforço deste compromisso. Através de um novo regulamento, aumentámos significativamente o número de bolsas a atribuir anualmente. Estabelecemos um mínimo de vinte novas bolsas de estudo e dez bolsas de mérito por ano. Mas mais do que isso, alargámos o apoio e o prosseguimento de estudos no ensino superior, até ao grau de Mestrado. Cada bolsa garante que os nossos estudantes possam dedicar-se plenamente aos seus estudos, sem que as preocupações financeiras se tornem um obstáculo à sua formação.  Mas reconhecemos também que a Amadora é uma cidade das Artes, uma cidade que respira Cultura, que valoriza a criatividade e o talento artístico. Por isso, e enquadrando a diversidade da nossa oferta formativa nas vertentes artísticas de música, teatro, cinema e dança, criámos algo verdadeiramente inovador: quatro Bolsas de Mestrado Artístico, no valor de dez mil euros cada, destinados a apoiar jovens licenciados que desejem prosseguir para o Mestrado no estrangeiro”, informou o edil.
Acrescentando ainda que “estes apoios vão promover a igualdade de oportunidades na especialização em áreas artísticas, permitindo que o talento dos nossos jovens se desenvolva ao mais alto nível internacional. Com o investimento anual de valor estimado em mais de 240 mil euros, demonstramos que acreditamos nos nossos jovens, que apostamos no conhecimento e que reconhecemos a Cultura como motor de desenvolvimento social e económico”.
O Presidente deixou ainda uma palavra de reconhecimento a todos os professores da Amadora, agradecendo o seu empenho.
Dirigindo-se aos melhores alunos do secundário, Vítor Ferreira realça que “cada classificação de excelência que alcançaram, cada sacrifício que fizeram, cada hora de estudo que dedicaram, trouxe-vos até aqui. Mas esta cerimónia não é um ponto de chegada. É apenas o início de uma jornada ainda mais desafiante e gratificante. Levem convosco o orgulho desta cidade, a confiança das vossas famílias e professores e a certeza de que o município da Amadora estará sempre ao vosso lado, apoiando-vos na concretização dos vossos sonhos e ambições”.
E garante que “continuaremos a trabalhar incansavelmente para que nenhum jovem com talento veja os seus sonhos limitados e para que a educação seja verdadeiramente um Direito acessível a todos e que a Amadora continue a ser uma cidade de oportunidades, inspiradora, de cultura e de excelência”.
Munícipes que concluiram licenciatura no ano letivo de 2024/2025 com atribuição de Bolsa no âmbito do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito:

Melhores alunos do ensino secundário da rede pública e privada das escolas da Amadora ano letivo 2024/2025:

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
 
																																	 
																			 
        
        
       
         
         
         
         
         
         
         
        
 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					