Quase a chegar ao fim de 2024, a Carris Metropolitana registou, em outubro, um aumento de 20% do total de passageiros transportados na Amadora, face ao mês de janeiro. Este valor representa um crescimento de 219 528 passageiros ao longo deste ano, um número muito positivo e sinónimo da importância do serviço prestado pela mesma.
A operação, que já vinha a registar uma evolução positiva de aumentos de número de passageiros, chega assim ao fim do ano mantendo a mesma tendência, o que demonstra a sua relevância e compromisso para com a mobilidade na área metropolitana de Lisboa (amL). Numa nota publicada há poucos dias, deu-se conta de dois novos recordes atingidos pela Carris Metropolitana: mais de 17 milhões de passageiros transportados no mês de outubro (um aumento de 3,5 milhões de passageiros face a janeiro de 2024), e 688 mil passageiros transportados no dia 10 de outubro.
No município da Amadora, verificou-se também um significativo aumento da procura neste período, acompanhando esta constante evolução com os já referidos 20% de aumento, e 51 406 como o máximo de passageiros registado num dia útil.
Estes números refletem-se consequentemente nos terminais do município, como é o caso do terminal da estação de Santa Cruz Damaia, onde se registou um aumento de 66% dos passageiros face ao início do ano. Também nos terminais das estações da Reboleira, Amadora Este, Amadora e Alfornelos se registou um aumento de 45%, 42%, 31% e 21%, respetivamente, com destaque para a estação da Amadora, em que esta percentagem diz respeito a um aumento de 39 615 passageiros face a janeiro. A procura no terminal do Hospital aumentou, de igual forma, em 29%. Estes valores significam um aumento de 86 722 passageiros, ao todo, nestes terminais, em 2024.
De igual forma, a análise às linhas que servem a Amadora demonstra que a linha 1715, que liga a estação de Belém ao mercado de Mira Sintra, se destaca ao ter crescido 23%, transportando mais 42 017 passageiros desde o início do ano, totalizando em outubro 225 300 passageiros transportados em 2024. Também a linha 1721, responsável pela ligação entre o Colégio Militar e Massamá, via Amadora Este (Metro) foi utilizada por mais 22 693 passageiros nesse mês, face a janeiro.
Nos transportes públicos, os meses de maio e outubro destacam-se frequentemente como períodos de maior número de passageiros transportados, uma vez que correspondem a meses tipicamente escolares, sem interrupções por férias. Em contrapartida, meses associados ao verão ou a férias escolares apresentam normalmente uma redução na procura. No município da Amadora, ao comparar os dados de 2023 com 2024, verificou-se um crescimento significativo no número de passageiros transportados. Especificamente, a procura em outubro de 2024 foi 24% superior à de outubro de 2023. Além disso, ao comparar os números de maio de 2024 com os de outubro do mesmo ano, continuou a observar-se um aumento, com um crescimento de 8%.
Um Compromisso com a Mobilidade Sustentável
A Carris Metropolitana reafirma o seu compromisso em melhorar a mobilidade na área metropolitana de Lisboa, através de um serviço cada vez mais próximo das necessidades de cada município e adaptado aos desafios do nosso tempo. Com o aumento da procura, a Carris Metropolitana ajusta continuamente a operação e os horários, promovendo uma alternativa sustentável e eficiente ao transporte individual. Os 17 milhões de passageiros transportados em outubro de 2024 são uma prova do impacto positivo dos transportes públicos e reforçam a sua importância como escolha de mobilidade, redução de emissões e melhoria da qualidade de vida.
Tabelas com dados sobre o município da Amadora