A Câmara Municipal da Amadora aprovou na Reunião Ordinária de Câmara de 18 de setembro de 2024, adjudicar a empreitada de Reabilitação e Melhoria Energética do Bairro de Habitação Pública do Casal da Mira, no valor global de 8.726.034,48€ (oito milhões, setecentos e vinte e seis mil e trinta e quatro euros e quarenta e oito cêntimos), ao qual acresce o valor do IVA à taxa legal em vigor, pelo prazo de 515 (quinhentos e quinze) dias.
O Município da Amadora vai assim intervir no Bairro do Casal da Mira, em 39 edifícios, correspondendo a um total de 760 fogos de habitação pública e ao mesmo número de agregados familiares.
Esta reabilitação visa a redução da pobreza energética e melhorar as condições de habitabilidade, nomeadamente ao nível da segurança, saúde e bem-estar dos residentes.
Para o efeito, o município submeteu uma candidatura ao PRR no âmbito do Aviso N.º 01/CO2‐i01/2021 (Apoio ao acesso à habitação).
Sobre o Bairro Casal da Mira
O bairro do Casal da Mira é um empreendimento construído na Freguesia da Encosta do Sol com 760 fogos, que acolheram famílias oriundas de bairros inscritos no PER e cujo processo de realojamento se iniciou em 2003 com 3000 residentes.
Integra um conjunto de equipamentos sócio educacionais, culturais e desportivos, assim como áreas de comércio e serviços.
Informação sobre o PRR: https://recuperarportugal.gov.pt/