Decorreu esta manhã, dia 5 de julho de 2024, no Auditório Rogério Rodrigues, localizado na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, mais uma reunião do Conselho Municipal de Segurança, com a seguinte ordem de trabalhos:
Antes da Ordem do Dia
Ordem do Dia
Ponto 1 | Aprovação da Ata n.º 6 da reunião realizada em 18/07/2023;
Ponto 2 | Evolução dos níveis de criminalidade e de sinistralidade registados no município da Amadora, durante o ano de 2023 e de Janeiro a Junho de 2024 e respetivos indicadores de segurança – pelo Senhor Comandante da PSP, Intendente Pedro Franco;
Ponto 3 | Indicadores da fiscalização nos anos 2023 e 2024 e Projetos/Investimentos em curso na Polícia Municipal – pelo Senhor Comandante da Polícia Municipal da Amadora, Dr. Luís Carvalho;
Intervenção do Público
No decurso da reunião, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, fez o ponto de situação relativamente à 3.ª fase do alargamento do sistema de videoproteção na cidade, que passará a dispor de mais 59 câmaras, num total de 200 câmaras em todas as freguesias do município.
Durante a reunião foi possível apurar, através da intervenção do Comandante da Divisão da PSP da Amadora, Intendente João Pedro Franco, que comparativamente a 2022, no ano de 2023 verificou-se uma diminuição da criminalidade geral na Amadora (-3,7%) e da criminalidade violenta e grave (-39,7%).
Estes resultados são fruto de um trabalho de proatividade policial contínuo, do planeamento dinâmico, e do policiamento de proximidade implementado no terreno pelos agentes da Polícia de Segurança Pública.
Luis Carvalho, Comandante da Polícia Municipal da Amadora, apresentou nesta reunião do Conselho Municipal de Segurança as áreas estratégicas da atuação da Polícia Municipal da Amadora, que conta, à data, com 44 agentes municipais.
Focalizou a relevância do trabalho em rede com várias entidades e serviços camarários, bem como as ações de fiscalização de estabelecimentos, a fiscalização rodoviária e os patrulhamentos de proximidade. Destacou ainda a importância de garantir uma maior efetividade na resposta operacional e na gestão administrativa da Polícia Municipal da Amadora.
Sobre o Conselho Municipal de Segurança
O Conselho Municipal da Amadora é uma entidade de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informação e a cooperação, entre entidades que, na área do Município da Amadora, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações.
Regulamento do Conselho Municipal de Segurança da Amadora