Para assinalar o encerramento da 5.ª edição do projeto "Do Maior para o Mais Pequeno", realizou-se, no passado dia 25 de junho, o III Encontro "A importância dos Avós para o Desenvolvimento das Crianças", no auditório da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora Sintra (Hospital Dr. Fernando da Fonseca).
Durante a iniciativa, decorreu a habitual entrega simbólica, ao Serviço de Neonatologia do hospital, dos materiais confecionados ao longo dos últimos meses pelos seniores, no âmbito deste projeto.
O encontro contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vitor Ferreira, e com a atriz Carla Chambel, mentora deste projeto, que apresentou o Manual Prático para a confeção destes produtos.
Integrado no Programa AmaSénior Viva +, o Projeto “Do Maior para o Mais Pequeno”, surge de um desafio lançado à autarquia pela atriz Carla Chambel e concretiza-se através de uma parceria estabelecida com entidades que têm resposta social direcionada à população sénior. Este projeto intergeracional visa a confeção, pelos seniores, de produtos artesanais relevantes para bebés e seus pais, que posteriormente são doados à ULS Amadora-Sintra.
O Projeto “Do Maior para o Mais Pequeno” tem como objetivos desenvolver as capacidades e competências dos seniores; combater o isolamento social; promover a participação cívica; dar relevância aos conhecimentos e saberes; melhorar o conforto físico e psicológico dos bebés prematuros e seus pais e promover a solidariedade intergeracional e interinstitucional.
Atualmente, este projeto conta a adesão de doze parceiros institucionais.
São eles: Associação Casal Popular da Damaia; Centro Social Paroquial de São Brás; Centro S ocial Paroquial de Alfornelos; CERCIAMA; Junta de Freguesia de Águas Livres; Junta de Freguesia de Alfragide, Junta de Freguesia de Encosta do Sol, Junta de Freguesia Falagueira -Venda Nova, Junta de Freguesia de Mina de Água, Santa Casa da Misericórdia da Amadora; SFRAA – Quinta de S. Miguel e IKEA.
Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)