O Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas comemora-se a 30 de janeiro, e no concelho da Amadora, esta data foi comemorada nos vários agrupamentos escolares, com o envolvimento das crianças e da comunidade escolar na luta contra a violência.
Esta ação de sensibilização da população escolar - jardins de infância até ao secundário - está inserida no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde: Eixo II - Prevenir o fenómeno da violência, que tem como objetivo geral sensibilizar e formar a população escolar para a problemática da violência.
Neste sentido, foram propostas para esse dia várias iniciativas de caráter simbólico, como o uso de uma peça de roupa branca pelos alunos e pessoal docente e não-docente, a realização de um cordão humano à volta das escolas pelas 11h00, e a colocação de mensagens e/ou desenhos sobre a temática por alunos e professores num espaço/local.