Mapa do Site

Maio no Museu da Amadora

 

Conheça as iniciativas do Museu da Amadora previstas para o mês de maio.

4 maio (sábado) | Visita orientada - Exposição temporária "Amadora Romana viver no Ager de Olisipo"
Esta exposição pretende mostrar a riqueza dos vestígios arqueológicos romanos e os dados recuperados nos últimos anos através de escavações arqueológicas em sítios, desta época na Amadora. A localização privilegiada, próxima da capital, e a existência de vários recursos naturais terão potenciado o povoamento romano da região e a permanência das populações ao longo dos séculos.
Horário: 10h00/12h00
Destinatários: Famílias e participantes individuais
Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Custo: 2€/pessoa, gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos

16 maio (quinta-feira) | Inauguração da exposição "Amadora, primeiro município de abril"
No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a visitar esta exposição que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril, até à sua formação como cidade.
Horário: 18h00/20h00
Destinatários: público em geral
Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Custo: Gratuito

18 maio (sábado) | Recriação histórica do Clã de Carenque
Recriação histórica do Clã de Carenque onde tem lugar uma viagem até há 4000 anos. A caça, o talhe de pedra, a tecelagem e a produção de objetos em barro são algumas das atividades que miúdos e graúdos poderão experienciar.
Horário: 10h00/17h00
Destinatários: famílias e participantes individuais
Local: Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque
Custo: Gratuito

Até 21 julho | 3.ª a domingo
Exposição "As Mulheres da minha vida. Roque Gameiro no feminino"
Exposição que pretende dar a conhecer a vida das mulheres da família de Alfredo Roque Gameiro, nomes que se repetem, mas dos quais pouco ou nada se sabe: Maria da Assunção, a esposa, Ana de Jesus, sua mãe, ou a sobrinha Maria Hebe Gomes.
Vamos conhecer o lado humano e familiar destas pessoas, constituindo uma abordagem biográfica, para além da veia artística, conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente.
Esta exposição é um trabalho de raízes familiares, mas também de descendência, de projeção, de futuro, numa vasta geografia, mas que começa com um pequeno caminho.
Local: Casa Roque Gameiro
Nota: Gratuito

“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”
Realização de oficinas diversas
Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro
Ano letivo 2023/2024
Horário: De 3.ª a 6.ª, às 10h00 e às 14h30
Estas atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de 2 por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de 2 por utente e por equipamento.
Destinatários: escolas e grupos organizados
 
 

As atividades são pagas, exceto as indicadas, e necessitam inscrição prévia por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou por telefone (214 369 090).
Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.
As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.
As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.
Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Para mais informações é favor contactar pelo E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone: 214 369 090

Moradas e horários:
Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora - Horário: 3.ª a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.
Casa Roque Gameiro - Praceta 1º de Dezembro, nº 2, 2700-672 Amadora - 3.ª a sábado, das 10h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

 

 
11 cidades e comunidades sustentaveis