Amadora premeia empresas pelo seu trabalho de responsabilidade social

Realizou-se no dia 6 de julho, na Casa Roque Gameiro, a cerimónia de atribuição da Distinção Municipal “Empresa Solidária Amadora 2022”, iniciativa que visa premiar as empresas com sede ou intervenção no município, que se tenham destacado pelo seu trabalho de responsabilidade social junto da comunidade, durante o ano 2022.

Este ano, foram distinguidas com o selo “Empresa Solidária” cerca de 145 empresas.

Os principais objetivos desta distinção são:
- Reconhecer e premiar o trabalho das empresas do município ao nível das suas práticas de responsabilidade social;
- Sensibilizar, envolver e mobilizar empresas do município para participação sistemática e concertada em projetos e ações de responsabilidade social que envolvam a comunidade;
- Partilhar e divulgar as boas práticas de responsabilidade social das empresas desenvolvidas no Município.

A distinção municipal “Empresa Solidária” tem duas vertentes:
1.ª) Atribuição do Selo “Empresa Solidária” a todas as empresas que durante o ano anterior à atribuição do prémio, tenham participado em projetos ou ações de responsabilidade social no município;
2.ª) Atribuição do Prémio “Empresa Solidária”, de dois em dois anos, às três empresas que mais se destacaram durante o ano em curso, tendo em conta o seu desempenho ao nível das práticas de responsabilidade social no município, com base em candidatura entregue à Câmara Municipal da Amadora. Este ano, foram validadas 12 candidaturas.

Assim, as três empresas vencedoras do Prémio "Empresa Solidária" 2022 foram:
- Dolce Vita Tejo - Investimento Imobiliário S.A.
- Park International School
- Siemens, S.A.

A deliberação das empresas vencedoras do Prémio “Empresa Solidária” foi tomada pelo júri constituído pelas seguintes entidades:
- APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial e da Aliança ODS Portugal - Mário Parra da Silva;
- Empresa Dr. Bayard - Daniel Matias;
- Câmara Municipal da Amadora - Vereadora Susana dos Santos Nogueira;
- RSO.PT - Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações - Vítor Santos Jorge da Associação Portuguesa de Saúde, Higiene e da Segurança no Trabalho para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, que agradeceu a todo o tecido empresarial da cidade o papel de enorme relevância que desempenham no território. "Desde as grandes empresas até às organizações mais pequenas, todas são parceiras da autarquia e têm um trabalho de proximidade da maior importância na nossa cidade", destacou a autarca. "Os amadorenses e a autarquia contam com vocês neste desafio de estarmos mais próximos daqueles que mais precisam", rematou a edil.

Marta Bastos Santos, membro da direção da GRACE (em representação da EDP) também presente neste evento, falou sobre a importância do contributo das empresas solidárias para o desenvolvimento sustentável dos territórios, defendendo que o sucesso das empresas depende cada vez mais do desenvolvimento territorial. "Sustentabilidade e responsabilidade social são conceitos atualmente indissociáveis", afiançando ainda que "investir na sociedade é investir no sucesso das próprias empresas".

A artista Pry, acompanhada do guitarrista Célio, proporcionaram um momento musical.

1 erradicar pobreza 11 cidades e comunidades sustentaveis