Mapa do Site

Escol@s Digitais | Professores do 1.º Ciclo discutem boas práticas

No âmbito do Projeto Escol@s Digitais, teve lugar no dia 3 de fevereiro no Auditório da Escola Secundária D. João V, o Encontro de Professores 1º Ciclo: Projeto Escol@s Digitais Amadora.
Durante a sessão, o vereador com o pelouro da educação, Ricardo Franco Faria, realçou que a educação continua a ser um pilar fundamental do trabalho municipal.
“A educação é um investimento enorme, presente e futuro, na vida das crianças da nossa cidade. Garantir uma educação de excelência é um dos nossos principais objetivos”, frisou, adiantando que “o sucesso educativo das nossas crianças só é conseguido com o envolvimento e entrega de todos. O município conta com todos e com cada um de vós”, reforçou o autarca, dirigindo-se aos docentes presentes.
Este projeto, que envolve cerca de 5700 alunos do 1.º ciclo dos 12 agrupamentos da cidade, representa a “valorização da proficiência digital”, concluiu o vereador.

Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Educação, destacou que é a escola que “dá igualdade de oportunidades para todos” (os alunos), adiantando que “nós, os professores, temos de estar muito bem preparados” para acompanhar da melhor forma as crianças e jovens durante a escolaridade obrigatória.
“Temos de garantir que os alunos tenham aprendizagens de qualidade”, rematou.

Para a Diretora do Agrupamento de Escolas D. João V, Margarida Amorim, este “é um encontro importante e motivador, pois as novas tecnologias estão na ordem do dia e são importantes na vida de todos nós e das nossas crianças”.

Fernando Albuquerque Costa, coordenador do Projeto Escol@s Digitais, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, fez a apresentação geral do Projeto Escol@s Digitais, bem como o seu contexto e antecedentes (projeto Aprender Digital, 2016-2019), e partilhou a visão sobre a integração de tecnologias digitais no currículo.
Seguiram-se testemunhos de 5 professores do 1.º ciclo no município, envolvidos neste projeto, que partilharam as boas práticas desenvolvidas em contexto de sala de aula, realizadas no ano letivo anterior.
O Encontro contou ainda com uma conferência sobre o Pensamento Computacional no 1.º Ciclo, pelo professor Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que explicou que “o erro é essencial para a aprendizagem e que a inovação emerge do erro”.
Realizaram-se ainda workshops temáticos que contaram com a presença de diversos especialistas convidados.

Sobre o projeto Escol@s Digitais
O projeto Escol@s Digitais (2021-2024) é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa).
Tem por finalidade apoiar a transformação digital em todas as escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública municipal da Amadora para potenciar a qualidade dos processos, desempenhos e resultados de aprendizagem.

Projeto cofinanciado pelo Programa Lisboa 2020, promovido pelo município da Amadora e desenvolvido em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e os agrupamentos de escolas do Concelho.

 Lisboa2020 FSE