"Ver para crer, ouvir para aprender" | Autarquia promove rastreios visuais e audiológicos a alunos do 1.º ano

A Câmara Municipal da Amadora vai implementar o projeto-piloto "Ver para crer, ouvir para aprender", que visa a promoção da saúde visual e auditiva das crianças do município da Amadora.
O "Ver para crer, ouvir para aprender" tem como principal objetivo a prevenção de doenças oculares e auditivas em alunos que frequentem o 1.º ano do ensino básico, através do rastreio de cerca de 1500 (mil e quinhentas) crianças dos 12 agrupamentos de escolas do município, realizado por entidades especializadas, para que caso sejam diagnosticadas algumas patologias, possam ser devidamente acompanhadas.

Para o efeito, a autarquia aprovou a minuta do protocolo de colaboração, a celebrar com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA), que assumirá a gestão e coordenação operacional do projeto, bem como atribuir a esta entidade o apoio financeiro de 8.250,00€ (oito mil, duzentos e cinquenta euros).

A realização de rastreios visuais e auditivos afigura-se de grande importância nas primeiras fases da infância enquanto instrumento de diagnóstico, constituindo uma forma de deteção atempada de patologias em idades passíveis de aplicação de medidas terapêuticas efetivas, a fim de as prevenir e garantir o processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças.
O projeto agora aprovado procura assim investir na prevenção primária e na intervenção precoce em saúde infantil, por forma a retardar e, se possível, prevenir o surgimento de complicações auditivas e oculares, bem como outras que possam estar associadas a deficits nestas duas dimensões.