De 20 a 30 de outubro 2022 | 33ª EDIÇÃO AMADORA BD

A 33.ª edição do Amadora BD já tem data marcada.
De 20 a 30 de outubro, o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora e, com uma área alargada, abre novamente as suas portas em 3 localizações distintas da cidade.
A relação Portugal – França é o tema do Amadora BD em 2022 e inspiração para a cenografia geral do evento.

O maior evento de banda desenhada em Portugal está de volta à cidade da Amadora. De 20 a 30 de outubro, a cidade acolhe a 33.ª edição do Amadora BD.

De novo em formato descentralizado, o Amadora BD 2022 volta a abrir as portas do Núcleo Central no Ski Skate Amadora Park. Com uma área alargada de 2.100 m2, o Núcleo Central do Amadora 2022 vai acolher pela primeira vez no recinto do Festival uma nova zona dedicada ao gaming. Com uma área coberta de 200 m2, o espaço gaming do Amadora BD (criado em parceria com a MagicShot), será palco de inúmeras iniciativas relacionadas com a banda desenhada: cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras. A área expositiva (de 950 m2) vai acolher 10 exposições de autores nacionais e internacionais e a zona comercial alargada (de 950 m2) – que será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras – completam a oferta do Amadora BD no Ski Skate Amadora Park.

Nos espaços da Galeria Municipal Artur Bual e da Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos estarão patentes 3 exposições individuais.

A relação Portugal-França, tema geral da edição 2022 do Amadora BD, é também a inspiração para a cenografia geral do evento que, este ano e a convite da direção do Amadora BD, contará com uma ilustração original de Juan Cavia, vencedor (a par com Filipe Melo) do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2021.

O evento culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de € 5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.

Sobre o Amadora BD
Criado em 1989, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.
A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.