Precisa de ajuda psicológica?

Um Psicólogo pode ajudar qualquer pessoa – um executivo de uma grande empresa, um estudante ou um desempregado; crianças, adolescentes, adultos ou idosos; pessoas saudáveis ou que sofram de uma doença incapacitante ou até terminal; homens e mulheres de qualquer raça ou religião. Todos nós, por diferentes motivos e em diferentes momentos da nossa vida podemos beneficiar da ajuda de um Psicólogo.
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, temos aqui abordado, ao longo de várias semanas,  algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Esta última temática prende-se com a necessidade de pedir ajuda psicológica, quando sentimos que não estamos bem.

Pedir Ajuda Psicológica

Pedir ajuda pode ser difícil. No entanto, toda a gente já sentiu que precisava de ajuda em algum momento.

Para percebermos melhor o que estamos a sentir, para resolver um problema, dividir uma preocupação ou porque precisamos de apoio para tomar decisões em momentos importantes da nossa vida.

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é sinal de maturidade e responsabilidade.

Um Psicólogo pode ajudar nas mais diferentes situações e problemas:
- Quando temos de lidar com experiências de vida ou sentimentos difíceis, como o término de uma relação, a perda de alguém que amávamos ou sentimentos de medo, tristeza ou culpa;
- Quando temos experiências ou situações dolorosas no nosso passado que interferem com a nossa vida e nos impedem de atingir os nossos objetivos;
- Quando temos uma doença física que está a interferir com a nossa vida e a nossa saúde;
- Quando os nossos pensamentos, sentimentos ou comportamentos interferem com o nosso funcionamento habitual do dia-a-dia, ou quando nos sentimos sobrecarregados com o nosso trabalho, a educação dos nossos filhos ou o cuidar de um familiar doente ou idoso.

Na verdade, não é necessário ter um “problema” para procurar a ajuda de um Psicólogo. Um Psicólogo pode ajudar quando queremos construir uma boa autoestima, alterar traços e características psicológicas em nós próprios ou simplesmente conhecermo-nos melhor. Ou quando temos um sentimento geral de que algo não está bem e queremos descobrir e criar significado para as nossas vidas.

É claro que um Psicólogo também pode ajudar a resolver perturbações da saúde mental, como a depressão, a ansiedade, as fobias, a perturbação de pânico, as perturbações alimentares, os problemas relacionados com o stresse, os problemas nas relações com os outros, as adições ou as perturbações mentais graves.

De um Psicólogo podemos esperar que nos respeite e nos proporcione um ambiente seguro, de confiança e privacidade para explorarmos os nossos problemas e sentimentos. Um Psicólogo desenvolve connosco um esforço colaborativo, para nos ajudar a pensar de forma mais clara e flexível e resolver as nossas dificuldades.

Se é adulto ou idoso, saiba mais sobre o que esperar da primeira sessão com um Psicólogo AQUI.

Se és uma criança ou adolescente, sabe mais sobre procurar ajuda:

Se és uma criança ou adolescente, sabe mais sobre como é ir ao psicólogo:

Mais informações: