COVID-19 | Autarquia adquire equipamentos informáticos para apoiar alunos no ensino à distância

O Município da Amadora investiu agora na aquisição de mais 832 equipamentos informáticos portáteis a serem disponibilizados aos Agrupamentos de Escolas do concelho, a quem cabe a tarefa de identificar os alunos sem os meios necessários para o acesso ao ensino presencial.
A Câmara Municipal da Amadora, no quadro do atual contexto de pandemia e de medidas decretadas na área da educação, nomeadamente a suspensão das atividades letivas presenciais, voltou a associar-se às escolas na procura de respostas aos desafios que a modalidade de ensino à distância coloca.

Depois de, no ano letivo passado e durante a 1.ª fase de confinamento, ter adquirido 210 computadores portáteis, o Município da Amadora investiu agora na aquisição de mais 832 equipamentos informáticos portáteis a serem disponibilizados aos Agrupamentos de Escolas do concelho, a quem cabe a tarefa de identificar os alunos sem os meios necessários para o acesso ao ensino presencial.

Estes equipamentos vêm complementar os já existentes em cada agrupamento de escolas, bem como os que estão a ser entregues pelo Ministério da Educação.

Ainda no âmbito do processo de modernização tecnológica, foram, até à data, entregues 383 tablets nos Agrupamentos de Escolas que, neste momento, constituem recursos que as mesmas poderão utilizar na resposta à modalidade de ensino à distância.

A Câmara Municipal da Amadora tem investido, nos últimos anos, na mobilização das tecnologias digitais para fins educativos através da definição de um plano tecnológico municipal, que integra o apetrechamento das escolas com software potencialmente inovador, designadamente com a entrega de computadores, quadros interativos e tablets nos Agrupamentos de Escolas. De referir ainda que todas as escolas de 1.º ciclo estão equipadas com rede wireless, servindo como meio de acesso remoto à internet.