NAVEGANTE Família – não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

O passe NAVEGANTE Família pode ser requerido nos postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros indicados no website da Área Metropolitana de Lisboa ou em Portal VIVA.

Evite as habituais filas de setembro. Se pretende aderir ao passe NAVEGANTE Família, faça-o antecipadamente.

Para tal, o Requerente Responsável deve preencher o Requerimento de Acesso (disponível nos balcões dos operadores de transporte indicados, e em www.aml.pt/passe-palavra e www.portalviva.pt) e entregá-lo, acompanhado da documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar, nos Pontos de Requisição dos operadores de transporte. A documentação a entregar pode variar com as características de cada agregado familiar.

Após o pedido, a ativação do NAVEGANTE Família pode demorar até 10 dias, estando sujeita à verificação do cumprimento das condições de acesso.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Informe-se já sobre os documentos necessários para a situação do seu agregado familiar, junto dos operadores de transporte.

Recorda-se que podem beneficiar do NAVEGANTE Família os membros do agregado familiar com o mesmo domicílio fiscal situado num dos 18 municípios da AML.

Para efeitos de acesso ao Passe NAVEGANTE Família, considera-se que integram o mesmo agregado familiar o Requerente Responsável e seus ascendentes, descendentes e afins (cônjuge ou pessoa em união de facto, avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, filhos, netos, adotados e tutelados).

É ainda obrigatório que todos os membros do agregado familiar que pretendam usufruir deste benefício (Requerente Responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).

Recorda-se que o Navegante Família é um novo título de transporte criado pela AML e que permite que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar possam beneficiar de um dos seguintes passes:
Navegante Metropolitano Família – 80€
Navegante Municipal Família – 60€

Caso não esteja abrangido pelas condições de acesso ao passe NAVEGANTE Família, e pretenda ser utilizador frequente de transporte público, pode adquirir um dos seguintes passes:
NAVEGANTE Metropolitano – 40€
NAVEGANTE +65 – 20€ [destinado a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas (no caso dos reformados e pensionistas serão considerados os rendimentos mensais do agregado familiar que terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional)]
NAVEGANTE 12 – gratuito até ao mês em que a criança completa 13 anos (Todos de abrangência metropolitana, ou seja, permitem a utilização de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa – Alcochete, Almada, Amadora Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira) ou
NAVEGANTE Municipal – 30€ (De abrangência municipal, ou seja, permitem a utilização de qualquer serviço de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico de 1 dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa)

Para tal, deve adquirir o Cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto). O pedido pode ser efetuado presencialmente ao balcão de um dos operadores serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em www.portalviva.pt. Tem um custo de 7€ e demora aproximadamente 10 dias a ser emitido.

Assim, que tenha na sua posse o Cartão Lisboa VIVA, basta carregar um dos passes NAVEGANTE em qualquer posto de atendimento dos operadores de transporte, máquinas de carregamento automático, Portal VIVA ou MULTIBANCO - no menu pagamentos e outros serviços. (o Multibanco não carrega o Passe Família).

Depois, é só começar a viajar com o seu NAVEGANTE.

O NAVEGANTE é um passe mensal fixo, ou seja, válido do primeiro ao último dia do mês para o qual é adquirido.

A atualização da informação poderá ser acompanhada em www.aml.pt/passepalavra

Conheça as respostas às perguntas frequentes aqui.

PASSE A PALAVRA