16 dezembro | 21h00 | Cineteatro D. João V
Ricardo Fernandes e Rui Borges serão os homenageados deste ano
Realiza-se no próximo dia 16 de dezembro, pelas 21h00, no Cineteatro D. João V, a Gala do Desporto da Amadora 2025, cerimónia que distingue os agentes desportivos locais com percursos e resultados desportivos de mérito e dignos de destaque, alcançados durante a época desportiva 2024/2025.
Serão atribuídos os seguintes prémios:
- Troféu “Amadora Desporto”
A atribuir a agentes com títulos nacionais ou internacionais conquistados na época desportiva 2024/2025.
- Prémios de Distinção – Troféus de Distinção “Amadora Desporto”
Os “Troféus de Distinção Amadora Desporto” estão a concurso em 6 categorias e premeiam os agentes com percurso desportivo de realce nas seguintes categorias:
Amadora Desporto Esperança Feminina 2025
Amadora Desporto Esperança Masculina 2025
Amadora Desporto Atleta Feminina 2025
Amadora Desporto Atleta Masculino 2025
Amadora Desporto Equipa 2025
Amadora Desporto Treinador 2025
- Menção Honrosa “Amadora Desporto”
Destina-se a premiar atletas ou outros agentes desportivos com ligação à Amadora que desenvolvem a sua atividade desportiva em clubes do exterior e que obtiveram resultados de excelência, na época 2024/2025.
- Prémio Prestígio “Amadora Desporto”
Troféu com base no currículo, referências e ligação ao universo desportivo da Amadora. Este troféu será entregue a Ricardo Fernandes (Kickboxing) e a Rui Borges (Futebol).
Sobre os homenageados | Prémio Prestígio “Amadora Desporto”:
Ricardo Fernandes
Profissão: Atleta
Percurso Desportivo: Começou a praticar boxe com 14 anos, entrando em competição como sénior aos 16.
Depois de ter conquistado o título de Campeão Nacional de iniciados no Cascalheira, ingressa na equipa de boxe do Sporting Clube de Portugal, onde se torna Campeão Nacional e vence a Taça de Portugal de consagrados.
Depois desses feitos, passa a assumir o Kickboxing como sua modalidade de eleição, tendo ao serviço da Seleção Nacional conquistado o título de Campeão da Copa do Mundo de Kickboxing WAKO no Brasil, a Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Muay Thai IFMA na Tailândia e a Medalha de Prata do Campeonato da Europa de Fullcontact WAKO em Portugal.
Como atleta do VR Fight Team do Cacém, Ricardo Fernandes conquistou inúmeros títulos dos quais se destacam pela sua importância, Campeão Nacional de Kickboxing Pro, Campeão Nacional de Thaiboxing Pro, Campeão da Europa de Kickboxing WAKO Pro em Itália, Campeão da Europa de Kickboxing WAKO Pro em França, Campeão do Mundo de Kickboxing WAKO Pro na Rússia, Campeão Ibérico de Fullcontact WKF Pro em Portugal e Campeão do Torneio Showfight no Estoril.
É pois já como lutador consagrado com títulos ibéricos, europeus e mundiais que Ricardo Fernandes regressa ao Sporting Clube de Portugal no início da época 2014/15, desta feita como atleta da Secção de Kickboxing.
No Sporting, Ricardo Fernandes continuou na senda dos grandes triunfos, destacando-se o facto histórico de a 14 de Novembro de 2014, no Campeonato do Mundo da WKF disputado em Praga, ter disputado duas finais no mesmo dia, tendo-se sagrado Campeão do Mundo de Kickboxing e conquistado a Medalha de Prata na vertente de Full Contact.
Mas nem só no Kickboxing se escrevem os grandes feitos de Ricardo Fernandes, a 07 de março de 2015 o atleta leonino sagrou-se campeão nacional de boxe na categoria de +82kg, ao vencer aos pontos, após dez assaltos, o experiente ‘boxeur’ Nuno Lagarto na Venda Nova, Amadora.
A 03 de maio de 2015 Ricardo Fernandes conquistou o título de Campeão Europeu ISKA em K1 na categoria de 81 kg, ao vencer em Brighton, Inglaterra, Scott Gibson.
A 17 de julho de 2015 Ricardo Fernandes renovou o título de campeão nacional de kickboxing profissional na categoria de 78kg. Nas épocas seguintes continuou a vencer, e defendeu o seu título nacional de boxe profissional (super médios, -79,200 kg) contra Kikanga Kungo a 28 de outubro de 2017. No segundo minuto do primeiro assalto, Fernandes terminou a contenda com uma inequívoca vitória por KO, revalidando o título.
Como tradicionalmente usa calções com o símbolo do Super Homem, Ricardo Fernandes é conhecido entre os amigos exatamente por esse nome.
Nascido e criado na Amadora.
Rui Borges
Profissão: Diretor Desportivo
Percurso Desportivo: Nasceu e cresceu na Amadora, cidade onde estudou e onde iniciou, aos 10 anos, o percurso como futebolista no Clube de Futebol Estrela da Amadora. Foi nesta cidade que deu os primeiros passos num caminho que viria a marcar toda a sua vida profissional.
Como jogador, representou clubes como o Boavista FC, CF Os Belenenses, CF Estrela da Amadora, Alverca FC, CD Trofense e FC Vizela, totalizando 10 épocas na 1a liga e mais de duzentos jogos na 1.ª Liga. Foi campeão nacional da 2.ª Liga ao serviço do CD Trofense, um dos momentos mais marcantes da sua carreira desportiva.
Após terminar a carreira como jogador, abraçou a vertente da gestão e direção desportiva, desempenhando funções em instituições como o Boavista FC, FC Famalicão, Estoril Praia e Vitória SC, liderando projetos de formação e desenvolvimento de talento.
No FC Famalicão, conquistou o título de campeão nacional de Sub-19 enquanto Diretor Geral da Formação.
Atualmente exerce funções de Diretor Desportivo do ZED FC, no Egito — projeto que foi recentemente distinguido como a melhor academia de futebol de África, e que reflete uma aposta clara na excelência, na formação integral do jogador e na inovação organizacional.
Com formação em gestão e coordenação técnica pela Federação Portuguesa de Futebol, procurou aliar a experiência à prática adquirida ao longo dos anos a uma visão estratégica moderna, assente em valores de profissionalismo, rigor, liderança e desenvolvimento humano.
