Assinala-se hoje - 5 de dezembro - o Dia Internacional do Voluntariado, e a Autarquia promoveu nesta data o Encontro “Voluntariado ao longo dos ciclos de vida: uma jornada de desenvolvimento pessoal e transformação coletiva”, com Distinção de Mérito de Voluntários e Organizações Promotoras de Voluntariado, que visa incentivar a prática do voluntariado, estimular a participação cívica e a solidariedade comunitária, e reconhecer o trabalho dos voluntários e das organizações promotoras.
Durante o Encontro, que se realizou nos Recreios da Amadora, o presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vítor Ferreira, destacou a importância dos voluntários e das organizações promotoras de voluntariado do município.
“Estas organizações, não só mobilizam a solidariedade da comunidade, como também criam pontes essenciais entre quem pode ajudar e quem necessita de apoio, fortalecendo o tecido social do concelho”, frisou o autarca, salientando que “o seu compromisso incansável em áreas tão diversas como o apoio social, a educação, a cultura e a integração comunitária” revelam “uma dedicação admirável ao bem-estar coletivo”.
Para o presidente da autarquia, o mérito dos voluntários e das organizações reside “não apenas nas ações concretas que realizam, mas também na capacidade de inspirar e multiplicar gestos de generosidade, que fazem toda a diferença na vida de tantas pessoas na nossa cidade”.
Nesta tarde de celebração e de reflexão sobre o papel do voluntariado nos diferentes ciclos de vida e como ação que fomenta o envolvimento cívico da população e o desenvolvimento sustentável dos territórios, atuando como elo entre indivíduos, comunidades e políticas públicas, os presentes puderam assistir a dois momentos culturais dinamizados pela EGZIT DANCE – Associação Cultural, seguidos pela intervenção do professor jubilado Hermano Carmo” (ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa), sob o tema “Voluntariado ao longo dos ciclos de vida: uma jornada de desenvolvimento pessoal e transformação coletiva”.
A sessão seguiu com uma mesa-redonda, com a partilha da experiência de voluntariado em diferentes ciclos de vida: Valquíria Costa | Voluntariado Jovem – Projeto Valoriza da Escola Secundária Fernando Namora, Beatriz Jesus | Voluntariado em idade ativa – AMIAMA - Associação dos Amigos dos Animais e do Ambiente da Amadora, Rui Reis | Voluntariado sénior - Academia Sénior da Proteção Civil, e o professor jubilado Hermano Carmo” (ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa).
A moderação ficou a cargo de Marina Duque, Gestora de voluntariado na Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
O final do encontro ficou marcado pela entrega de diplomas de mérito aos/às voluntários/as e Organizações Promotoras de Voluntariado da Amadora.
O Banco Local de Voluntariado da Amadora foi criado em 2008 - celebrando 17 anos de intervenção pela promoção da cidadania ativa e do desenvolvimento sustentável do território -, e ampliado em 2014 com o Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora (PMVA).
O PMVA tem como principais objetivos, impulsionar a prática do voluntariado, através de projetos dinamizados em parceria com as Organizações Promotoras de Voluntariado na cidade, dinamizar ações de sensibilização e qualificação de voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado.
Atualmente, o município conta com 298 voluntários/as (230 regulares e 68 pontuais) e 27 organizações promotoras de voluntariado com projetos ativos.
Mais informações sobre o Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora

