Amadora Resiliente

Campanha Local 2020-2030 ”Amadora. Liga à Resiliência”

amadora resiliente 360

As cidades resilientes cada vez mais assumem um papel de sistema de sistemas, sendo um eixo de ligação entre a governança, o planeamento e a operacionalidade face a situações de desastre, levando em consideração as cidades como organismos vivos e em constante interligação de microssistemas, como sendo a saúde e prestação de socorro, a educação, as redes de abastecimento de bens e serviços, e as suas vulnerabilidades populacionais e de ecossistemas.

As cidades resilientes tomam em consideração os eixos do conhecimento informado das realidades do seu território (a nível físico e humano), de modo a estruturar e adaptar o seu planeamento a essas realidades através de estratégias de fortalecimento da resiliência (planeamento operacional, medidas de autoproteção e programas de sensibilização e informação), aumentando assim a capacidade de reação e resposta face a uma situação de desastre de todos os agentes de Proteção Civil (que inclui, naturalmente, a comunidade em geral), permitindo uma rápida e eficaz reposição da normalidade.

Nos últimos 10 anos, o Município da Amadora tem investido nas diversas áreas da prevenção, resposta e recuperação face a eventos potencialmente danosos e situações de desastre e calamidade, continuando, à luz da campanha MCR2030, a investir nestas áreas, com vista no crescente fortalecimento da cidade como um todo em matéria de resiliência

Site da Campanha Internacional

Facebook da Amadora Resiliente
www.facebook.com/amadora.resiliente

Youtube Amadora Resiliente

Publicações:

Indicadores para a Avaliação da Resiliência das Cidades a Desastres

Relatório de Avaliação - Campanha Local 2010-2015 “Sempre em Movimento, Amadora é Resiliente”

Cidades Resilientes em Portugal 2016

Cidades Resilientes em Portugal 2015

Cidades Resilientes em Portugal 2018

Prémio Sasakawa
O prémio Sasakawa, criado em conjunto pela fundação Nippon e o Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre, é uma distinção atribuída a uma personalidade ou instituição pela sua implementação de boas práticas em matéria de resiliência e Redução de Risco de Desastre.
O Município da Amadora foi distinguido com este prémio em 2017, pelo seu trabalho meritório com as camadas mais vulneráveis da sociedade, realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, A Juventude da Cruz Vermelha e a Academia Sénior de Proteção Civil do município.

Cidades modelo das Nações Unidas
Em linha com os seus objetivos da campanha Making Cities Resilient, as Nações Unidas desenvolveram o projeto “Cidades Modelo”, que pretendia distinguir cidades líderes, que tivessem implementado boas práticas, eficazes e inclusivas em matéria de Redução do Risco de Desastre. Para receber essa distinção, as cidades resilientes teriam que demonstrar progressos em boas práticas em, pelo menos, 5 dos 10 Princípios das Cidades Resilientes.

Endereço:

Travessa de Santa Teresinha S/N - 2650-118 Encosta do Sol (Brandoa) Amadora