Amadora Resiliente

Campanha Local 2020-2030 ”Amadora. Liga à Resiliência”

amadora resiliente 360

As cidades resilientes cada vez mais assumem um papel de sistema de sistemas, sendo um eixo de ligação entre a governança, o planeamento e a operacionalidade face a situações de desastre, levando em consideração as cidades como organismos vivos e em constante interligação de microssistemas, como sendo a saúde e prestação de socorro, a educação, as redes de abastecimento de bens e serviços, e as suas vulnerabilidades populacionais e de ecossistemas.

As cidades resilientes tomam em consideração os eixos do conhecimento informado das realidades do seu território (a nível físico e humano), de modo a estruturar e adaptar o seu planeamento a essas realidades através de estratégias de fortalecimento da resiliência (planeamento operacional, medidas de autoproteção e programas de sensibilização e informação), aumentando assim a capacidade de reação e resposta face a uma situação de desastre de todos os agentes de Proteção Civil (que inclui, naturalmente, a comunidade em geral), permitindo uma rápida e eficaz reposição da normalidade.

Nos últimos 10 anos, o Município da Amadora tem investido nas diversas áreas da prevenção, resposta e recuperação face a eventos potencialmente danosos e situações de desastre e calamidade, continuando, à luz da campanha MCR2030, a investir nestas áreas, com vista no crescente fortalecimento da cidade como um todo em matéria de resiliência.

Site da Campanha Internacional

Facebook da Amadora Resiliente
www.2343ec78a04c6ea9d80806345d31fd78-gdprlock/amadora.resiliente

Youtube Amadora Resiliente

Publicações:

Indicadores para a Avaliação da Resiliência das Cidades a Desastres

Relatório de Avaliação - Campanha Local 2010-2015 “Sempre em Movimento, Amadora é Resiliente”

Cidades Resilientes em Portugal 2016

Cidades Resilientes em Portugal 2015

Cidades Resilientes em Portugal 2018

Uscore2 - Amadora Peer Review Feedback Report

Prémio Sasakawa
O prémio Sasakawa, criado em conjunto pela fundação Nippon e o Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre, é uma distinção atribuída a uma personalidade ou instituição pela sua implementação de boas práticas em matéria de resiliência e Redução de Risco de Desastre.
O Município da Amadora foi distinguido com este prémio em 2017, pelo seu trabalho meritório com as camadas mais vulneráveis da sociedade, realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, A Juventude da Cruz Vermelha e a Academia Sénior de Proteção Civil do município.

Cidades modelo das Nações Unidas
Em linha com os seus objetivos da campanha Making Cities Resilient, as Nações Unidas desenvolveram o projeto “Cidades Modelo”, que pretendia distinguir cidades líderes, que tivessem implementado boas práticas, eficazes e inclusivas em matéria de Redução do Risco de Desastre. Para receber essa distinção, as cidades resilientes teriam que demonstrar progressos em boas práticas em, pelo menos, 5 dos 10 Princípios das Cidades Resilientes.

Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência
O Município da Amadora, através da Campanha “Amadora. Liga a Resiliência”, foi distinguido com uma Menção Honrosa, na primeira edição do Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Esta distinção visa reconhecer o trabalho realizado ao longo de 10 anos em prol da resiliência comunitária.

Amadora reconhecida como Centro de Resiliência pelas Nações Unidas
A cidade da Amadora recebeu a 22 de novembro de 2022 o reconhecimento pela sua liderança na ação climática e resiliência, comprometendo-se a partilhar a sua experiência na adaptação inclusiva às alterações climáticas com outros municípios de todo o mundo.
Numa reunião oficial realizada em Bruxelas, o Gabinete das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) e os seus parceiros na colaboração global Making Cities Resilient 2030 (MCR2030) acolheram a Amadora como um dos seus Centros de Resiliência.
Este reconhecimento significa que a cidade, que tem uma população de quase 200.000 pessoas, tem um histórico estabelecido na redução e resiliência do risco de desastres e está empenhada em apoiar e orientar outros municípios do MCR 2030.
O certificado de reconhecimento foi entregue por Octavian Bivol, Chefe do Gabinete Regional da UndRR para a Europa e Ásia Central, a Luís Lopes, Vereador da Câmara Municipal da Amadora, com o pelouro da Proteção Civil.
Ao receber este importante reconhecimento, a Amadora torna-se o 9.º Centro Europeu de Resiliência MCR2030, juntando-se a outras cidades europeias como Barcelona, Greater Manchester, Milão, Helsingborg, Malmö, Matosinhos, Província de Potenza e Wroclaw.
A nível global, a Amadora é a 17.ª cidade a receber tal reconhecimento.
O compromisso da cidade portuguesa com a redução do risco de desastres através do MCR2030 ajuda a impulsionar a crescente rede de cidades e parceiros do MCR2030 dedicados à resiliência de desastres.

Endereço:

Travessa de Santa Teresinha S/N - 2650-118 Encosta do Sol (Brandoa) Amadora