Amadora lança campanha de sensibilização contra a Violência Doméstica

A campanha alerta para exemplos de comportamentos que podem constituir situações de relações violentas e/ou abusivas e incentiva à sua denúncia através da Linha Municipal de Apoio Social - 800 207 632 ou e-mail: accao.social@cm-amadora.pt e dá a conhecer o Serviço de Atendimento Especializado a Vítimas de Violência Doméstica (SAEVV).
A Câmara Municipal da Amadora está a promover uma campanha de informação e sensibilização contra a violência doméstica no concelho. A iniciativa foi dada a conhecer no dia 29 de abril, durante o seminário online "Violência Doméstica na Cidade da Amadora - Em Tempos de Pandemia", que contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares e da Vereadora do Desenvolvimento e Intervenção Social da autarquia, Susana Santos Nogueira.

Esta campanha realiza-se no âmbito do IV Plano Municipal Contra a Violência e está integrada no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde 2018-2025, em implementação no município da Amadora, assente na importância de dar resposta às necessidades e áreas que estruturam a violência doméstica enquanto problema social.

O objetivo da campanha, realizada essencialmente através das redes sociais do município, e com mupis espalhados pela cidade, é alertar e sensibilizar a comunidade para a problemática da violência familiar, promovendo a identificação e denúncia das situações de crime por parte dos munícipes que estejam a vivenciar ou presenciar uma situação de violência doméstica.

A campanha alerta para exemplos de comportamentos que podem constituir situações de relações violentas e/ou abusivas e incentiva à sua denúncia através da Linha Municipal de Apoio Social - 800 207 632 ou e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e dá a conhecer o Serviço de Atendimento Especializado a Vítimas de Violência Doméstica (SAEVV).

Faça-se ouvir. O poder é seu. Por si e pelos outros, para acabar com a violência doméstica.

Se está a viver uma relação abusiva e violenta, ou tem um familiar ou vizinho que está a passar por essa situação, a sua voz pode fazer a diferença.

Qualquer pessoa pode ser vítima. Qualquer pessoa pode ser agressor. Qualquer pessoa pode ser testemunha.

Assista ao vídeo abaixo:

O SAEVV é um serviço de atendimento especializado, gratuito e confidencial, disponibilizado pela Câmara Municipal da Amadora.

Realiza um plano de intervenção adequado às necessidades da vítima, de forma a promover a sua autonomia, condições de segurança e minimizar o risco de revitimização.

Serviços prestados no âmbito do SAEVV:
- Ajuda na elaboração de um plano de segurança
- Apoio na procura de alternativas habitacionais
- Informação sobre Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais
- Informações gerais sobre procedimentos jurídicos
- Encaminhamento para apoio psicológico
- Apoio na procura de formação e emprego
- Suprimento de necessidades básicas
- Encaminhamento para casa abrigo ou resposta de acolhimento de emergência

Clique na imagem abaixo para conhecer o folheto SEVV

folheto saevv 200

Para mais informações, contacte a Linha Municipal de Apoio Social - 800 207 632 - ou envie-nos um e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..