Amadora premiada com o Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”

Este prémio refletiu o trabalho em parceria que envolve todos os parceiros públicos e privados com ação na Amadora, sendo a candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Amadora em consórcio com as Juntas de Freguesia do Município.

A Amadora foi premiada com o Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Plano Local para o Envelhecimento Sustentável 2018-2025 (PEES), que reconhece e distingue as comunidades portuguesas, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

O selo foi atribuído pelo cumprimento dos requisitos definidos e enquadrados nas áreas de segurança, habitação e mobilidade, bem-estar e saúde, relações sociais e inclusão, cultura e educação ao longo da vida e participação ativa e emprego.

O PEES assenta em princípios de valorização do envelhecimento e do papel da comunidade neste processo, assim como na responsabilização das várias entidades que a compõem no desenho de políticas públicas de promoção do envelhecimento ativo e saudável. Sendo igualmente um documento de planeamento estratégico que envolve todos os parceiros públicos e privados com ação na Amadora.

Conheça o Plano Local para o Envelhecimento Sustentável da Amadora

comunidadesproenvelhecimento selo

Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”