Casa Roque Gameiro

Foi construída no alto da Freguesia da Venteira entre 1898 e 1901. Esta vivenda foi edificada para habitação do pintor aguarelista Alfredo Roque Gameiro e da sua família, num local outrora isolado, situado a alguma distância do caminho de ferro da Porcalhota, onde se desfrutava de uma bela vista de campos lavrados que se estendiam por largos quilómetros em seu redor.

Casa Roque GameiroA casa comporta um notável conjunto de azulejos com características singulares, encontrando-se todo o interior do piso principal revestido com lambris de azulejos brancos, dois medalhões representando alegorias à aguarela e litografia, técnicas de expressão plástica a que Roque Gameiro se dedicou. Um dos conjuntos mais interessantes é o da sala de jantar da família com um padrão de azulejos da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, com temas naturalistas.

As opções estéticas patentes na Casa denotam uma influência direta dos ideais nacionalistas partilhados por intelectuais e políticos da Geração de 90 do Século XIX.

A Casa Roque Gameiro encontra-se aberta ao público, podendo ser visitadas algumas das salas de habitação da família Roque Gameiro, bem como as exposições temporárias patentes nos dois pisos inferiores do edifício.

A Casa Roque Gameiro foi classificada como Monumento de Interesse Público, pela publicação em Diário da República de 2 de novembro de 2012.

Está aberta ao público no seguinte horário:
3.ª feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Domingo, das 14h30 às 17h30