Casa da Ordem de Malta ou Casal da Falagueira de Cima

Atualmente denominado Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, é um casal quinhentista de grande interesse histórico, arquitetónico e arqueológico, onde se destaca o edifício de alvenaria de pedra calcária, com dois pisos.

O primeiro piso remonta ao Século XVI/XVII. Sabe-se que entre os Séculos XVII/XVIII o edifício foi ampliado. O Casal da Falagueira de Cima pertenceu à Ordem de Malta, facto que é testemunhado pela implantação de marcos com a cruz da Ordem, um dos quais encastrado na estrutura do Casal.

Casa da Ordem de Malta ou Casal da Falagueira de Cima

Apesar dos resultados obtidos na escavação arqueológica que decorreu em 1993, sob a responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora, pela análise documental, verifica-se a existência de um Casal na Falagueira já no ano de 1220.

Está classificado como imóvel de interesse municipal.

Horário: 3.ª feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e domingos, das 14h30 às 17h30. Encerra à 2.ª feira e feriados.

Parque Aventura, Beco do Poço, Freguesia da Falagueira-Venda Nova