Apresentação de Resultados do Projeto "Ver para Crer, Ouvir para Aprender"

Foram hoje (16 de janeiro) apresentados no Auditório Rogério Rodrigues (Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), os Resultados do Projeto "Ver para Crer, Ouvir para Aprender" - Rastreios Audiológicos e Visuais no município da Amadora.

Este projeto-piloto, que foi implementado em setembro de 2022 pela Câmara Municipal da Amadora, com a gestão e a coordenação operacional da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, visa a promoção da saúde visual e auditiva das crianças do município da Amadora e tem como principal objetivo a prevenção de doenças oculares e auditivas em alunos que frequentem o 1.º ano do ensino básico no concelho.

1148 alunos do 1.º ano de 27 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico público da Amadora eram candidatos ao rastreio audiológico, sendo que 197 foram assinalados com situações que careciam de encaminhamento para médico de família ou médico de Otorrinolaringologia.

No âmbito do rastreio visual, foram rastreadas 1131 crianças, tendo sido detetadas em 91 delas avaliação diminuída, com indicação de encaminhamento médico (consulta anual) ou encaminhamento optométrico e/ou oftalmológico.

A realização de rastreios visuais e auditivos afigura-se de grande importância nas primeiras fases da infância enquanto instrumento de diagnóstico, constituindo uma forma de deteção atempada de patologias em idades passíveis de aplicação de medidas terapêuticas efetivas, a fim de as prevenir e garantir o processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças.

A Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, destacou a importância de ”dar seguimento e continuidade” a este projeto-piloto, já que é fundamental para aferir “as fragilidades que muitas vezes existem e que condicionam as aprendizagens ao longo da vida”.
“Este projeto é uma aposta ganha, e é um caminho muito importante para as nossas crianças e para a promoção do processo educativo”, vincou a autarca.

Além de Manuel Girão, Diretor-geral da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, estiveram ainda presentes a Prof.ª Aida Ramos, que apresentou os resultados do projeto, a Prof.ª Margarida Serrano, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde - Politécnico de Coimbra, que fez uma comunicação sobre a importância da Audição na Aprendizagem, o Dr. Marco Dias, Diretor Técnico do "Oculista do Bairro", que falou sobre a importância da Visão na Aprendizagem", bem como o Vereador do pelouro da Educação, Ricardo Franco Faria.