Amadora apoia alunos do ensino superior | Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito

No âmbito do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito - RPABEM, a Câmara Municipal da Amadora aprovou a lista definitiva para atribuição das bolsas de estudo e de mérito de ensino superior, relativas ao ano letivo 2022/2023.

Esta medida está em linha com a aposta que a autarquia tem feito no investimento em políticas sociais de promoção da educação, do ensino e da formação profissional dos jovens do concelho, tendo em contra as mudanças sociais e económicas ocorridas nos últimos anos, que constituem para muitos estudantes um sério constrangimento ou mesmo um impedimento no acesso e continuidade no sistema de ensino, nos níveis médio e superior.

A atribuição das bolsas de estudo aos alunos que pretendem prosseguir a sua formação académica e ingressar no ensino superior contribuirá para minimizar as situações de carência económica dos respetivos agregados familiares, incentivando o acesso e a continuidade dos jovens no sistema de ensino e o seu êxito académico, não obstante as dificuldades sociais e económicas sentidas.
Por outro lado, as bolsas de mérito visam premiar e apoiar a formação dos jovens munícipes que se destaquem pelo seu elevado potencial académico no prosseguimento de estudos no ensino superior.

Em ambos os casos, é atribuída uma prestação pecuniária mensal no valor igual a 35% do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor no início de cada ano letivo.
Este ano letivo (2022/2023), as bolsas têm um valor mensal de 155,12€, atribuído entre os meses de setembro de 2022 e junho de 2023.