Sistema de Videoproteção

Atualmente, o município da Amadora está coberto com 103 câmaras de videoproteção, distribuídas por cinco das seis freguesias do concelho. A instalação das câmaras de videoproteção na cidade teve lugar em maio de 2017, em vários espaços públicos. Com vista a assegurar a cobertura integral do concelho, foi assinado no dia 12 de outubro de 2022, o auto de consignação para a instalação de mais 38 câmaras (no decurso do ano 2023), nos locais identificados pela Polícia de Segurança Pública, permitindo, assim, a cobertura de todo o concelho, com um total de 141 câmaras, num investimento municipal de 3,2 milhões de euros.

As câmaras funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia, sem captação de som, e a sua gestão compete exclusivamente à Polícia de Segurança Pública.
As câmaras de videoproteção constituem uma ferramenta de grande importância na prevenção e na manutenção da segurança pública na cidade, complementando de forma relevante o trabalho de proximidade desenvolvido pelos agentes da PSP.

O sistema permite a monitorização em direto de diversos locais em simultâneo, públicos ou abertos ao público, permitindo a deteção de situações de segurança pública de forma precoce e direcionando para o local em causa os meios policiais, ou de emergência, mais adequados para a resolução do evento. A par disso, este sistema permite intervir também, de forma precoce, no auxílio da população mais vulnerável perante situações que ocorrem na via pública, como por exemplo quedas, indisposições, acionando todos os meios necessários, e constituindo-se, assim, como uma ferramenta importante a este nível.
A utilização do sistema de videoproteção no município da Amadora, desde 2017, tem tido um impacto significativo ao nível do número de furtos, que registou uma quebra de 23%, tendo o mesmo se verificado ao nível da criminalidade grave e violenta que diminuiu em 21%. Face ao exposto, verifica-se que os sistemas de videoproteção contribuem para a diminuição efetiva da criminalidade, ao mesmo tempo que consolidam o sentimento de segurança na população.
Em agosto de 2022, o sistema de videoproteção urbano do concelho da Amadora viu ser renovada a autorização de funcionamento das câmaras por mais três anos, através de despacho emitido pela Secretária de Estado da Administração Interna.