CLIMA.AML | Estação meteorológica no edifício dos Paços de Concelho

No passado dia 10 de dezembro de 2021, foi instalada uma estação meteorológica no edifício dos Paços de Concelho da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do projeto metropolitano “CLIMA.AML”- Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano.

Este projeto, financiado pelos EEA Grants, decorre da fase de implementação do PMAAC-AML (Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, da Área Metropolitana de Lisboa) e tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano, a concretizar através da rede de 18 estações meteorológicas dos municípios da AML e uma plataforma online, que analisará os dados e informações meteorológicas.

O “CLIMA.AML” permitirá avaliar os fenómenos meteorológicos extremos (precipitação intensa, ondas de calor, ondas de frio, suscetibilidades climáticas, vento forte) e apoiar ações preventivas por parte das autoridades de proteção civil, segurança e saúde.
Constitui também uma ferramenta imprescindível no suporte de medidas na adaptação às alterações climáticas nos municípios da AML, nomeadamente na elaboração em curso, do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC), em Palmela.

A estação meteorológica instalada na Amadora disponibiliza os dados de forma gratuita e pode ser visualizada no site do CLIMA.AML: https://clima.aml.pt/page/publico