Mapa do Site

Como ajudar o meu filho a ter sucesso escolar?

O apoio e a orientação dos Pais são fundamentais para o sucesso escolar dos filhos, mesmo à medida que as crianças e os jovens crescem e se tornam progressivamente mais independentes.
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).
 
Em época de regresso às aulas, esta semana falamos de como ajudar os filhos a terem sucesso escolar.
 
A Escola é um contexto primordial para a promoção da Saúde Psicológica.
 
E a promoção da Saúde Psicológica Escolar está diretamente relacionada com uma educação de qualidade e opera de modo consistente ao longo do currículo, do ambiente escolar e dos serviços escolares, sendo integrada em programas e estruturas dentro da escola. Neste âmbito, a intervenção dos Psicólogos da Educação é fundamental.
 
Uma Escola com Saúde Psicológica – uma Escola Saudávelmente – oferece um ambiente seguro para os alunos estudarem, brincarem, crescerem saudáveis e serem felizes. É igualmente um espaço de trabalho saudável para professores e auxiliares.
Numa Escola Saudávelmente há menos bullying e violência, menos problemas de aprendizagem e indisciplina, menos problemas de comportamento e abuso de substâncias. Numa Escola Saudávelmente há estilos de vida saudáveis, compromisso com a escola, sucesso escolar e bem-estar.
 
Mas os Pais também têm um papel fundamental no sucesso escolar dos filhos.
 
O apoio e a orientação dos Pais são fundamentais para o sucesso escolar dos filhos, mesmo à medida que as crianças e os jovens crescem e se tornam progressivamente mais independentes.
 
Existem várias formas de ajudar os filhos a ter sucesso na escola. Por exemplo:
 
1. Estabeleça expectativas e objetivos elevados, mas realistas e razoáveis, acerca do desempenho académico do seu filho;
2. Fale com o seu filho sobre a escola;
3. Assista às Reuniões de Pais;
4. Visite a Escola e as suas Plataformas Digitais;
5. Proporcione um bom pequeno – almoço;
6. Garanta as condições para uma boa noite de sono;
9. Conheça o Regulamento e a Política de Saúde da Escola;
10. Envolva-se nas atividades da escola;
11. Dê importância à assiduidade.
 
Como ajudar os filhos nas Transições Escolares
 
O que posso fazer para ajudar o meu filho numa transição escolar?
 
- Inclua o seu filho no processo de tomada de decisão. Oiça-o sobre o que é importante para ele;
- Encoraje o seu filho a falar sobre a transição. Façam em conjunto uma lista do que o preocupa;
- Tranquilize o seu filho e diga-lhe que é normal que se sinta apreensivo;
- Ensine competências sociais ao seu filho. Por exemplo, ensine-lhe formas de se apresentar a novos amigos, a brincar em conjunto e a ser cooperativo.
- Fale com o seu filho sobre Bullying;
- Ajude o seu filho a conhecer a nova escola e o novo ambiente antes de começar o ano letivo;
- Antes do ano letivo começar, faça com o seu filho o caminho para a escola. Discuta com ele o que deve fazer se tiver algum problema nesse percurso;
- Fale sempre com entusiasmo sobre a nova escola/ciclo;
- No dia da transição garanta que preparam a ida para a escola de modo calmo, sem stresse;
- Mantenha a expectativa de que a transição será um sucesso;
- Esteja disponível para falar depois do ano letivo começar. Compreenda que o seu filho possa precisar de tempo, atenção e apoio extras;
- Reveja as rotinas. Por exemplo, assegure que a criança/jovem tem horas suficientes de sono e implemente uma rotina para preparar os materiais ou a roupa que deve ir para a escola no dia seguinte;
- No fim do dia fale com o seu filho sobre o que aconteceu na escola, o que fez, o que gostou, o que achou difícil, quem conheceu;
- Ajude o seu filho a explorar formas de lidar com as preocupações e os receios que apresenta e continue disponível para os escutar e discutir;
- Ajude o seu filho a lidar com as novas exigências académicas;
- Encoraje o seu filho a experimentar coisas novas, por exemplo, a participar numa atividade extracurricular que lhe interesse;
- Ao longo do ano escolar, se tiver questões ou preocupações, contacte com a escola. O Professor ou o Psicólogo da Escola podem fornecer-lhe informações corretas e ajudá-lo a tomar decisões.
 
Se após o período de adaptação, o seu filho continuar relutante em ir para a escola ou parecer realmente triste, procure ajuda. Identifique as suas preocupações e reúna com o Professor ou o Psicólogo da Escola.
 
Peça ajuda!
 
Se observar sinais de alerta e comportamentos de risco, se estiver preocupado com o comportamento da criança/jovem, não desvalorize a sensação de que “alguma coisa não está bem”. O mais provável é que o problema não desapareça sozinho. Se está preocupado, se tem questões para colocar, não sabe como lidar com a situação ou pensa que a criança/jovem pode precisar de apoio especializado, não tenha receio de procurar apoio para poder ajudar a criança/jovem.
Um psicólogo pode ajudar.
 
808 24 24 24 | Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24
Fale com um/a Psicólogo/a. Disponível 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e confidencial.
O Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 disponibiliza o acesso, a todos os cidadãos, a um/a Psicólogo/a, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
 
Mais informações: