Semana Europeia da Mobilidade na Amadora aposta na Educação para a Mobilidade Sustentável

Educar e sensibilizar, as duas vertentes determinantes para a tão urgente evolução de mentalidades e comportamentos no que à sustentabilidade diz respeito, são os objetivos primários da Semana Europeia da Mobilidade, a iniciativa global que celebra 20 anos de existência. E é por isso que na Amadora, além de serem novamente o fio condutor de toda a programação deste ano, estão a ser planeadas algumas atividades pedagógicas.

17 setembro | Econversa Digital Sobre Rodas
Iniciativa com vista à sensibilização da comunidade para a mobilidade suave, nomeadamente o uso da bicicleta.
ECOnversa online, para a qual serão prioritariamente convidados a assistir membros de associações de pais, professores e responsáveis de escolas e agrupamentos escolares. A moderação estará a cargo do presidente da Ecomood, António Gonçalves Pereira, com a participação da representante do projeto Alfragide Sobre Rodas, Liliana Madureira, Mestre em Educação, com pós-graduação em Serviço Social, coordenadora de formação na área da Segurança Infantil, e Cristiana Mercês, professora universitária que está a realizar o doutoramento na Faculdade de Motricidade Humana sobre aprender a andar de bicicleta.
Além dos #cicloexpresso, irá falar-se também de aprender e ensinar a andar de bicicleta.
Em breve anunciaremos o horário e a plataforma digital em que poderá também assistir.

20 setembro | Eco-Escola de Mobilidade
Inaugurada em 2020, a Escola de Mobilidade da Amadora irá agora iniciar a uma nova fase. E é por isso que no dia 20 de setembro, em colaboração com a ABAE Fee Portugal, 4 grupos de crianças do 1.º ciclo de Eco-Escolas do concelho, irão deslocar-se a este equipamento, no qual terão uma aula teórica, dando-lhes noções básicas de segurança, cidadania e sustentabilidade, para o seu futuro enquanto peões, utilizadores de bicicleta e outros modos de mobilidade suave, e também como automobilistas. Com a devida promoção dos transportes públicos, enquanto base da mobilidade humana.
Após a parte teórica, terão oportunidade de pôr em prática esses novos conhecimentos, utilizando a frota de carrinhos a pedais da Escola, nos arruamentos aí desenhados. Uma sensibilização através da diversão, complementada ainda com a hipótese de experimentarem as emoções de andar num kart elétrico de 2 lugares, ao lado de um experimentado piloto, numa parceria com a Ecokart Portugal, a área de desportos motorizados sustentáveis da Ecomood Portugal. E assim se colocará também a semente da mobilidade elétrica nas mentes destas crianças.

21 setembro | Alfragide sobre Rodas | Pais e Filhos de Bicicleta para a Escola
O projeto Alfragide Sobre Rodas é uma iniciativa de pais e alunos da freguesia, que tem como missão apoiar todas as crianças da freguesia no seu processo de aprendizagem, ensinando-as a pedalar. Assim, promove-se em todas elas, a mudança para uma mobilidade mais suave, sustentável e saudável.
Uma das atividades que levam a cabo é um #cicloexpresso. O trajeto está pré-estabelecido e, ao longo do mesmo, os pais e as suas crianças aguardam a chegada do comboio, num ponto da sua conveniência, integrando-o, nas suas bicicletas. O comboio é orientado por outros pais, que assim levam as crianças em segurança até às suas escolas.
Uma iniciativa que a Câmara Municipal da Amadora e a Ecomood querem promover junto de outras associações de pais e escolas, para que a adotem também. E é isso que vai acontecer a 21 de setembro, pelas 8h00.