Mapa do Site

Como atingir o equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional?

Constituindo os momentos de crise oportunidades para a mudança, impõe-se reorganizar o trabalho e a vida pessoal e familiar de forma interligada e sinérgica, garantindo a nossa Saúde Física, a nossa Saúde Psicológica, o nosso Bem-Estar e a nossa qualidade de vida.
Como atingir o equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional?
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).
 
Esta semana falamos de Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional.
 
A nossa vida pessoal e profissional sofreu alterações e impôs-nos a necessidade de nos reorganizarmos e encontrarmos diferentes estratégias de gestão e equilíbrio entre todas as obrigações, tarefas, necessidades e interesses. Estamos a experimentar outros modos de fazer as coisas (por exemplo, ir de bicicleta para o trabalho, treinar ao ar livre, cozinhar mais em casa), a comparar as diferenças entre o teletrabalho e o trabalho presencial.
 
A pandemia fez muitos de nós reconsiderar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O mundo do trabalho e a vida profissional, tal como os conhecíamos, dificilmente regressarão.
Constituindo os momentos de crise oportunidades para a mudança, impõe-se reorganizar o trabalho e a vida pessoal e familiar de forma interligada e sinérgica, garantindo a nossa Saúde Física, a nossa Saúde Psicológica, o nosso Bem-Estar e a nossa qualidade de vida.
Se as organizações têm aqui um contributo fundamental, através da promoção de culturas, políticas e ações concertadas de facilitação desta harmonia, o papel de cada um de nós, não é menor nem deve ser menos ativo.
O desafio do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é comum a todos: homens e mulheres, com ou sem filhos, trabalhadores independentes ou por conta de outrem, trabalhadores a full time ou part time, em teletrabalho, em regime presencial ou misto.
 
 
Recomendações para trabalhadores e famílias:
- Assumir responsabilidade pelo nosso equilíbrio pessoal/familiar e profissional;
- Comunicar as nossas necessidades, pessoais e profissionais, ao empregador e negociar, formal ou informalmente, alguns aspetos;
- Utilizar, de forma responsável, as opções e benefícios disponíveis no nosso Local de Trabalho para realizarmos, de forma produtiva, o nosso trabalho;
- Investir no desenvolvimento de boas relações com os colegas;
- Falar, com pessoas em quem confiemos, dentro e fora do Local de Trabalho, sobre aquilo que nos preocupa;
- Sair do local ou espaço de trabalho durante a pausa para almoço e colocar um alarme para nos lembrar de fazer intervalos regulares durante o dia;
- Quando em regime de teletrabalho, pode ser importante criar uma rotina que facilite a transição psicológica do contexto casa-trabalho para casa-família;
- Evitar consultar o e-mail, atender telefonemas ou agendar reuniões fora do nosso horário de trabalho;
- Fazer uma lista de todas as nossas tarefas (pessoais e profissionais);
- Planear o dia de trabalho e momentos de tempo pessoal para nós próprios;
- Ser assertivo – dizer “não” quando não conseguimos gerir mais tarefas (pessoais ou profissionais) ou quando percecionamos os pedidos que nos fazem como sendo irrazoáveis;
- Ser realista – não precisamos nem podemos fazer tudo “perfeito”, “sempre”. É importante priorizarmos o que é realmente importante para nós;
- Estabelecer limites para o uso das tecnologias de comunicação;
- Cuidar de nós próprios;
- Não esquecer as coisas básicas (sono, alimentação, relaxar, atividade física);
- Pedir ajuda. Se o equilíbrio das dimensões pessoal e profissional representa uma dificuldade de difícil resolução ou sentimos que o nosso desempenho nas tarefas pessoais e profissionais está comprometido, um Psicólogo pode ajudar.
 
808 24 24 24 | Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24
Fale com um/a Psicólogo/a. Disponível 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e confidencial.
O Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 disponibiliza o acesso, a todos os cidadãos, a um/a Psicólogo/a, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
 
 
barometro emocoes