Ampliação e Modernização do Centro de Bem-Estar Animal

Está concluída a ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora - CROAMA, que consistiu na construção do Polo II, no qual estão incluídas as seguintes áreas: canil com 25 boxes, sala de cirurgia, sala de recobro de gatos, sala de recobro de cães, 2 armazéns, sala de banhos e tosquias e repavimentação da receção do Polo I.

Hoje (13 de julho), foi feita uma visita às novas instalações, durante a qual a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, sublinhou a importância do trabalho em rede para a concretização deste projeto.
Este “é mais um pequeno passo, mas um passo importante” no âmbito desta temática, que é cada vez mais importante para o desenvolvimento dos territórios, frisou a autarca, que espera ainda que “este não seja um espaço para a vida (dos animais), mas um espaço de passagem”, que culmine em adoções responsáveis, já que “adotar um animal é uma responsabilidade para a vida”.

O CROAMA é um Centro de Recolha Oficial de Animais construído em 2006, tendo sido o primeiro centro de recolha oficial licenciado da Área Metropolitana de Lisboa.
Na altura, foi contruído o Polo I, com valências de área social (secretaria, balneários, auditório, cozinha, lavandaria), posto de vacinação antirrábica oficial do município da Amadora, estábulo, enfermaria, armazém, canil (25 boxes canil comum, 5 quarentenas e 7 sequestros), gatil, e morgue.

Com as obras agora desenvolvidas, procedeu-se à requalificação, modernização e ampliação do CROAMA, tendo sido possível aumentar a capacidade de acolhimento de cães, de 64 para 112 animais, praticamente duplicando a capacidade do complexo.

Além de se ter ampliado o espaço de acolhimento de animais, foi ainda possível criar um parque canino de recreio, especificamente para os animais à guarda da Câmara Municipal da Amadora e promoveu-se também a criação de novos espaços de saúde e bem-estar animal no interior do complexo.

Deu-se assim um grande passo no bem-estar animal, sendo que o CROAMA passa agora a designar-se CROAMA/CBEA - Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora/Centro de Bem-Estar Animal.

Esta obra representou um investimento municipal de cerca de 323 mil euros.