Mapa do Site

A Resiliência é um Superpoder?

No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Esta semana falamos de Resiliência.
Ouvimos a palavra resiliência em todo o lado. A resiliência tornou-se uma espécie de “superpoder”, que todos queremos ter, mas nem todos sabemos bem o que é.
A resiliência não é uma solução mágica nem um “superpoder”. Não é algo que se ganhe ou que se encontre em qualquer lado para nos resolver um problema. A resiliência faz parte daquilo que somos. É a nossa capacidade para lidar melhor com o stresse das situações difíceis e a aproveitarmos as coisas boas da vida, mesmo quando há aspetos que correm mal. Continuamos a sentir-nos zangados, a estar tristes ou a sofrer, a sermos vulneráveis, mas somos capazes de continuar a funcionar no dia-a-dia e a fazer coisas que nos deem prazer, mantendo o nosso equilíbrio.

Há um conjunto de comportamentos, muitos dos quais nós adotamos sem sequer pensar neles, que são facilitadores da resiliência.

Como podemos desenvolver a nossa Resiliência:
- Alimentar relações positivas com familiares e amigos;
- Aceitar que a mudança e a incerteza fazem parte da vida;
- Encontrar significados: fazer coisas que, diariamente, dão sentido e propósito à nossa vida;
- Reconhecer e aprender com a nossa própria experiência;
- Cuidar do nosso bem-estar;
- Cuidar da nossa saúde psicológica;
- Falar sobre o que nos preocupa ou angústia.

Os Pais e os Cuidadores também podem promover a resiliência das crianças e jovens simplesmente por lhes proporcionarem relações de afeto, confiança e aceitação; oportunidades de autonomia, permitindo-lhes mostrarem-se responsáveis; e regras e rotinas claras (e apoio para as cumprir).

Tornarmo-nos mais resilientes (na nossa vida pessoal ou profissional) requer tempo e prática, tentativa e erro. Se não sabe por onde começar ou sente que precisa de ajuda, um Psicólogo pode ajudar.
808 24 24 24 | Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24
Fale com um/a Psicólogo/a. Disponível 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e confidencial.
O Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 disponibiliza o acesso, a todos os cidadãos, a um/a Psicólogo/a, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.