Mapa do Site

COVID-19 e Saúde Psicológica | A Fadiga da Pandemia

Enfrentamos novas exigências todos os dias, que implicam a capacidade de nos adaptarmos e mudarmos o nosso comportamento. Por isso, é fundamental estarmos atentos e cuidarmos da nossa Saúde Psicológica e do nosso Bem-Estar.
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Esta semana falamos de COVID-19 e Saúde Psicológica | A Fadiga da Pandemia.

A pandemia COVID-19 representa um enorme e complexo desafio para todos os portugueses, em todos os contextos – na vida pessoal, familiar, social, escolar ou laboral.

Enfrentamos novas exigências todos os dias, que implicam a capacidade de nos adaptarmos e mudarmos o nosso comportamento. Por isso, é fundamental estarmos atentos e cuidarmos da nossa Saúde Psicológica e do nosso Bem-Estar.

A Fadiga da Pandemia refere-se a um sentimento de sobrecarga, por nos mantermos constantemente vigilantes, e de cansaço, por obedecermos a restrições e alterações na nossa vida.

Utilize esta checklist para refletir sobre como se tem sentido nas últimas duas semanas.

Os resultados desta Checklist não constituem, de forma alguma, uma avaliação ou diagnóstico psicológico. Servem apenas para o ajudar a pensar sobre si próprio, sobre como se tem sentido nas últimas duas semanas. Independentemente dos resultados, se está preocupado com a sua Saúde Psicológica, procure ajuda profissional – um Psicólogo pode ajudar.

808 24 24 24 | Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24
Fale com um/a Psicólogo/a. Disponível 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e confidencial.
O Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 disponibiliza o acesso, a todos os cidadãos, a um/a Psicólogo/a, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.